Aprenda mais sobre o cachorro Chihuahua

Aprenda mais sobre o cachorro Chihuahua

Os cães da raça Chihuahua são peculiares pelo seu visual, já que esses animais são considerados os menores cães do mundo e por isso recebem a alcunha de ?cães de bolso?. Quando adultos, os cachorros Chihuahuas saudáveis atingem em média entre 15 e 22 de centímetros. Esses cãezinhos pesam em média 3 kg.

A história dos cães Chihuahuas possui alguns elementos controversos. Alguns pesquisadores afirmam que essa raça é originária da China e chegou em solo europeu graças a viajantes espanhóis.

Já outra linha de pesquisa afirma que os Chihuahuas são oriundos da América, mais precisamente do México, e possuem parentescos com outra raça de cães conhecida como Techichi, que eram cachorros de pequeno porte que, muitas vezes, eram sacrificados em rituais religiosos.

Em relação ao visual do cachorro Chihuahua, é possível determinar que eles possuem crânios arredondados, focinho agudo e olhos grandes e esféricos. Esses cães apresentam orelhas grandes e pontudas e pelagem rasa, bem como caudas curvadas.
Os Chihuahuas possuem tronco quadrado, no entanto a fêmea apresenta tronco um pouco mais avantajado, característica fisiológica que facilita na reprodução.

Esses cães são dotados de dentição em formato de tesoura e vivem em média entre 15 e 18 anos.

O comportamento dos Chihuahuas

filhotes lindos de Chihuahua

Os Chihuahuas, de forma geral, não são silenciosos e latem muito diante de estranhos, porém, na maioria das vezes, se relacionam bem com outros animais em casa. Eles são cães ideais para o aviso da chegada de visitantes; contudo, devido ao seu porte pequeno, obviamente não são recomendados para agirem como cães protetores.

Para aquelas pessoas que procuram por uma boa companhia, os Chihuahuas são uma ótima recomendação, principalmente para quem mora em apartamento, já que são animais de pequeno porte. Além disso, eles não são animais de viverem no pátio da casa, visto que são muito sensíveis ao clima de temperaturas baixas.

Vale destacar que esses cachorros, quando atingem uma idade avançada, podem ser acometidos por problemas ósseos.

Os cuidados com os Chihuahuas

Por receberem o apelido de ?cães de bolso? ou até mesmo de ?toys?, esses animais não podem ser tratados como brinquedos, pois o pequeno porte deles os torna frágeis e delicados.

Os Chihuahuas, assim como as outras raças de cachorros, são carnívoros. Contudo, é necessário ter cuidado na alimentação desses animais, pois o excesso de peso pode causar nesses cães transtornos em ligamentos e até mesmo casos de bronquite.

A alimentação dos menores cães do mundo não difere das outras raças de cachorro e envolve o consumo de ração, carne e outros alimentos.

Os cachorros Chihuahuas geralmente são ágeis e inteligentes, embora, algumas vezes, apresentem certa relutância a obedecerem alguns comandos.

Por causa do tamanho diminuto deles, muitas crianças, na hora de brincar, podem machucá-los, portanto esses animais são capazes de apresentar comportamento nervoso, introspectivo ou irritadiço diante das crianças.

Além disso, apesar de se adaptarem bem em apartamentos, é sempre importante deixá-los brincar em gramas, jardins e demais espaços ao ar livre. Portanto, para quem quiser adotar um Chihuahua, com certeza terá a companhia de um cão amável e brincalhão.

Aprenda mais sobre outras raças de cachorros, no Guia das Principais Raças de Cachorro no Brasil.

 

Dica da hora: Problemas com pulgas e carrapatos? conheça o Frontline spray para cães e gatos

Comments

comments