Aprenda Sobre a Raça Pastor de Shetland

O Pastor de Shetland, mais conhecido apenas por ?Sheltie?

O Pastor de Shetland, mais conhecido apenas por ?Sheltie?, é frequentemente confundido com a raça Collie devido às características físicas muito parecidas. Ainda que muito semelhantes fisicamente, o Pastor de Shetland é bastante diferente, especialmente no que diz respeito ao temperamento.

Essa raça é muito nova, aparecendo na Escócia, especialmente nas Ilhas Shetland. Há ainda várias questões relacionadas ao crescimento da raça, sendo que a grande parte delas é referente a quais raças estariam ligadas ao aparecimento dos Pastores de Shetland.
A raça só ficou de fato conhecida no ano de 1900, e o primeiro clube destinado a ela foi criado em 1914.

Características da raça Pastor de Shetland

Os cães dessa raça possuem pelagem dupla, sendo que a primeira pelagem é comprida com uma consistência dura e o pelo de baixo é curto e macio. São assumidas as cores azul merle e zibeine para os pelos dos Pastores de Shetland, e também as associações dupla e tricolor, sendo que nessa situação as mais frequentes são branco e preto e preto e castanho. Todos os cães precisam possuir pontos brancos, com exceção àqueles que apresentam a pelagem preta e castanha.

As fêmeas podem chegar a 36 centímetros de altura e os machos, a 37 centímetros.

Geralmente, o aspecto do corpo deve parecer relativamente comprido medido do ombro até a ponta de trás do osso pélvico, porém muito desse comprido deve-se a angulação exata e largura do ombro até a anca.

Os pelos precisam ser longos, jamais grosseiros ou rústicos. Forte, mas mantendo a graça do visual. O corpo é todo equilibrado e proporcional. Concentração de pelos, especialmente em torno da cabeça e no peito.

Temperamento do Pastor de Shetland

Os Pastores de Shetland

Os Pastores de Shetland apresentam como particularidade principal: a vontade de sempre estar ao lado do dono. Em razão disso, os cães dessa raça não devem ficar sozinhos ou no quintal por muito tempo.

Esses animais são muito ativos, e por isso, precisam de atividades físicas e passeios diários para se desenvolverem de forma adequada. Os Pastores de Shetland são muito brincalhões e convivem em perfeita harmonia com crianças.

Com pessoas estranhas, os Shelties ficam desconfiados e arredios, porém jamais agressivos. Além disso, os Shelties são excelentes cães de guarda, já que sempre dão o alerta quando identificam algo fora do normal. São muito inteligentes e entendem com facilidade e rapidez o que é ensinado.

Cuidados e Dicas

Os veterinários recomendam que os Shelties tomem banhos somente quando necessário, uma vez que a secagem incorreta dos pelos pode gerar problemas na pele. Para que os pelos permaneçam bonitos e saudáveis, é aconselhável escovar com uma escova de pinos várias vezes na semana.

Problemas da raça Pastor de Shetland

A raça de Pastor de Shetland é muito saudável, porém geneticamente mais propensa a desencadear problemas de pele, gerados por doenças orgânicas hereditárias. Geram o aparecimento de regiões sem pelo, vermelhidão acompanhada de um escurecimento da pele.

Outros distúrbios frequentes da raça são:
– Anomalia na junção do fêmur com a bacia (displasia coxofemoral);
– Atrofia gradual da retina, podendo levar a cegueira total.

 

Comments

comments