Cachorro da raça Pastor Belga Malinois

Cachorro da raça Pastor Belga Malinois

Como o próprio nome da raça indica, o Pastor Belga Malinois teve origem na Bélgica como cão de pastoreio, na conduta e deslocamento de rebanhos, e também na guarda.

No início do desenvolvimento da raça havia quatro variações de pastores belgas conhecidos genericamente sob o nome de ?pastor continental? ou simplesmente pastor belga. Eram esses o Pastor Belga Groenandael, o Pastor Belga Tervuren, o Pastor Belga Laekenois e o Pastor Belga Malinois.

As diferenças entre esses quatro tipos são, basicamente, referentes à pelagem e ao tamanho de cada variedade. Por exemplo, o Pastor Belga Groenandael possui pelo negro comprido e tamanho maior em contraste com a pelagem castanha e tamanho um pouco menor do Pastor Belga Malinois.

Raça naturalmente ativa e inteligente, o Pastor Belga Malinois foi utilizado como cão de guerra durante a Primeira Guerra Mundial, realizando os trabalhos de mensageiro e sentinela.

Foi nesta época, inclusive, que a raça começou a ganhar grande popularidade nos Estados Unidos e a chamar a atenção das polícias do mundo afora, que viam no Pastor Belga Malinois um cão policial por excelência.

Mais tarde, e até os dias de hoje, o cão Pastor Belga Malinois foi amplamente utilizado como cão policial em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Características do Pastor Belga Malinois

Cao Pastor Belga Malinois

O cachorro Pastor Belga Malinois é um cão de tamanho mediano, com altura entre 60 e 66 cm para machos e 56 e 62 cm para as fêmeas. O corpo dos cães desta raça denota grande capacidade atlética.

Entre os aspectos físicos do cão Pastor Belga Malinois também pode-se ressaltar a aparência rústica da raça, que deixa claro se tratar de um cão de trabalho capaz de enfrentar os mais variados tipos e variações climáticas.

A pelagem do Pastor Belga Malinois é castanha, podendo variar desde os tons mais claros até os mais escuros da cor. O pelo apresenta uma textura firme com um subpelo de textura lanosa. A pelagem tem comprimento curto ao longo do corpo e mais extenso na cauda e ao redor do pescoço.

O focinho do Pastor Belga Malinois possui uma máscara negra, que lhe confere uma grande beleza e expressão séria, características fortes desta raça.

Temperamento do Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois é um cão com grande predisposição ao treinamento, devido a sua inteligência e a sua vocação para servir. Por este motivo, aliás, é uma das raças preferidas pelas forças policiais de todo o mundo.

Os cães desta raça possuem um temperamento naturalmente equilibrado e protetor, o que os tornam indicados para a guarda patrimonial e proteção pessoal.

Além disto, o Pastor Belgaa Malinois tem um excelente senso de apego ao dono, o que faz dos animais desta raça um excelente cão de companhia.

O Pastor Belga Malinois, assim como as demais variedades de Pastores Belgas, é um cão que necessita de uma grande quantidade diária de exercícios.

Por esta razão, o Pastor Belga Malinois é indicado para ser criado em locais abertos, seja em casas ou propriedades maiores, e nunca em apartamento onde fica muito fechado.

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro em apenas 15 minutos por dia?? Confira

Comments

comments