Cão mais inteligente do mundo: Você conhece o Border Collie?

Cão mais inteligente do mundo: Você conhece o Border Collie?

Se você é apaixonado por cachorro e também vive ligado em filmes, séries e televisão, com certeza já se impressionou com a quantidade de cães da raça Border Collie que estão na telinha.

De acordo com especialistas, essa grande presença em comerciais e outras atrações de entretenimento não é a toa e tem uma justificativa pra lá de plausível. O Border Collie é simplesmente o cachorro mais inteligente do mundo, logo aprendem com facilidade todo tipo de coisa, além disso, são bonitos e têm certa capacidade de socialização.

Mas, se você que vive em um apartamento já está empolgado para ter um cachorro da raça, mude de ideia desde já ou mude para uma casa bem espaçosa, pois os cães dessa raça tendem a ter grande energia, seja ela física ou mental e necessita de prática de exercícios e certas atividades com o dono para que toda a sua fidelidade e companheirismo possam ser realmente aproveitadas.

cachorro border collie

O Border Collie é originalmente um pastor de ovelhas e em sua fase adulta pode chegar aos 58 cm e até 20 kg no caso dos machos e 53 cm e 20 kg quando fêmeas. Em seu comportamento algumas questões podem dificultar o convívio com outros animais como a prática de encarar outros bichos e também a de caçar outras espécies.

Além disso, com pessoas desconhecidas, o Border Collie pode ser bastante desconfiado e até mesmo protetor, já que a sua confiança é conquistada após algum tempo de atividades juntos e convivência.

Mas entre seus pontos altos estão obviamente a inteligência, a alta capacidade de concentração e também de obediência.

Para prestar atenção em um Border Collie

Como já citamos anteriormente, a raça Border Collie surgiu como um pastor de ovelhas, logo tem em sua genética a necessidade pelo trabalho, por atividades que ocupem tanto a sua capacidade física como também mental.

Por isso, ao adquirir um Border Collie, já tenha em mente uma programação para liberar toda a energia do cãozinho. Outra característica interessante é a de que os cães dessa raça tendem a adorar o convívio familiar, por isso, é fundamental dedicar sua atenção e o seu carinho a isso também.

Com alta tolerância a dor, muitas vezes o jeito forte desse cão pode esconder problemas de saúde. Os problemas mais comuns entre a raça, que vive cerca de 10 a 14 anos, são a displasia de quadril e atrofia progressiva da retina.

Pensando nestes males, é importante investir em exames regulares de quadril e também de olhos.

Alguns cães que se assemelham ao Border Collie

É claro que cada raça tem a sua série de particularidades e características únicas que fazem com que aquele cão seja, ou não, perfeito para você e no caso do Border Collie a realidade é a mesma.

Porém, alguns criadores e especialistas conseguem identificar cães com características parecidas entre si. No caso do Border Collie, entre as raças que mais se assemelham estão o pastor australiano, o bearded collie, pastor belga, briard, collie e cão de canaã, entre outros.

 

Comments

comments