Como cuidar dos dentes do seu cãozinho

Como cuidar dos dentes do seu cãozinho

Muito se engana quem acha que os cachorros não precisam de cuidados bucais. Muitas vezes, os cuidados com os dentes chegam até mesmo a ser tão extensos quando os nossos. Cuidar dos dentes é uma ação fundamental para a saúde do animal.

Entre os problemas que surgem com maior frequência nos dentes dos cãezinhos, devemos dar destaque para a gengiva com inflamação e placas bacterianas. Em ambos os casos, é necessário sempre atentar para a cor que está a língua do seu cão, sendo que o vermelho bem vivo é sempre o tom mais adequado, e também cuidado especial para os dentes que, se amarelados, podem estar com algum probleminha.

Há uma grande importância em cuidar da saúde bucal do seu cão, já que tais problemas envolvendo a higiene dos dentes podem acabar ocasionando doenças, infecções orais e, até mesmo, a própria extração dos dentes do seu cão.

Tratamento mais comum

Certamente, o tratamento mais comum quando falamos da saúde dos dentes dos cachorros é a limpeza do tártaro. O tártaro, por sua vez, consiste em uma placa em tons de marrom que se forma por meio de restos de alimentos e demais bactérias, se instalando nos dentes dos animais. Assim, pode ocasionar mau hálito, dor, amolecimento ou, até mesmo, a perda do dente, motivo pelo qual os animais com tártaro devem realizar uma limpeza um tanto quanto delicada.

Assim, para evitar que doenças como estas aconteçam, a melhor forma de garantir isso é oferecendo cuidado único e especial para os dentes do seu cachorro.

A melhor forma de prevenir o surgimento do tártaro é evitando oferecer ao seu cachorro alimentos mais pastosos, como as massas e os pães que se instalam com maior facilidade nos dentes dos animais.

saúde bucal do seu cãozinhoPorém, a melhor forma de garantir a saúde bucal do seu cãozinho é por meio da escovação dos dentes, já que é dessa forma que os resíduos, inicialmente moles, deixam a boca do seu cachorro. O problema é quando esses resíduos se tornam mais duros e resistentes, o que ocorre com o tempo e a falta de cuidado.

Algumas dicas importantes

Nos primeiros dias de escovação, mostre ao seu cão que a escova de dente não foi feita para morder, mas para limpar. Assim, primeiro familiarize o animal com o novo objetivo. Toda vez que ele realizar a escovação se comportando direitinho, lhe dê petiscos, brinque com ele ou, ao menos, o leve para passear.

Não vá com a escova direto nos dentes ou na gengiva do cão. Comece massageando com os próprios dedos, para que ele entenda e aceite o movimento. Além disso, ofereça diferentes tipos de pastas dentárias até que ele mesmo encontre a sua preferida.

Frequência de escovação

É claro que os cães merecem essa escovação diária, assim como nós humanos fazemos. Porém, entendemos a falta de tempo para fazer isso diariamente.

Nesse caso, a recomendação é que a escovação seja realizada todas as vezes que você der banho no seu cachorrinho, o que é, inclusive, um ótimo momento para ele se familiarizar com o ritual!

Confira outras dicas para poder se informar melhor e assim dar um melhor cuidado ao seu amiguinho:

Saiba como cuidar dos dentes do seu animal de estimação

Dicas para ensinar o cachorro a gostar escovar os dentes

Aprenda a cuidar dos dentes de seu pet

 

Dica da hora: Problemas com pulgas e carrapatos? conheça o Frontline spray para cães e gatos

Comments

comments