Como fazer o cachorro parar de latir

Como fazer o cachorro parar de latir

Cães são animais adoráveis e lideram o ranking de animais de estimação no Brasil. Eles são considerados os melhores amigos do homem, mas às vezes podem ser inconvenientes para algumas pessoas, principalmente quando latem excessivamente.

Os cães latem por diversos motivos: necessidades fisiológicas, necessidade de atenção e carinho, fome, desconfiança, ciúme, alerta, enfim, são dezenas de motivos que fazem com que os cachorros latam.

O grande problema é que estes latidos podem estar irritando vizinhos e pessoas próximas do dono. Nesta hora muitos se perguntam como fazer o cachorro parar de latir.

Em primeiro lugar é preciso entender o porquê de o cachorro estar latindo. Se ele nunca foi treinado para fazer o contrário, certamente late por vários motivos e o dono precisará ter muita paciência para ensinar o bicho a se comportar melhor em várias situações.

Há duas situações principais onde o cachorro não irá parar de latir, independente de treinamento: quando ele sentir que ele e seu dono ou casa estejam em perigo (seja pela invasão da residência ou por uma situação de incêndio e coisas do gênero) e quando ele sentir precisar fazer suas necessidades fisiológicas. As outras situações de latido possuem soluções.

Condicionamento e recompensa

A grande maioria das situações onde o cão late excessivamente pode ser resolvida com estas duas palavras: condicionamento e recompensa. Às vezes o cão late muito porque quer carinho ou qualquer tipo de atenção por parte do dono.

Ignorar o animal quando ele fizer isso e recompensá-lo quando ele entender que não deve mais latir é o caminho certo para condicioná-lo a parar de latir.

Distração para fazer o cachorro parar de latir

A distração também é um fator importante no ?treinamento? para fazer o seu cão parar de latir desnecessariamente. Muitos vizinhos ? principalmente de apartamentos ? reclamam que o seu cão late o dia todo enquanto você está fora, trabalhando.

Isso acontece porque seu cão fica vendo o movimento da rua, seja porque consegue ficar na janela ou porque a sacada é ampla e dá visão ao cão. Tirar esta visão é imprescindível para que ele pare de latir.

Outra dica neste caso é deixar a TV ligada para que ele não se sinta tão sozinho.

Outra situação em que a distração é interessante: seu cão late desesperadamente quando alguém toca a campainha. Quando você está para receber alguém, procure dar uma distração para o cachorro.

Assim, quando alguém tocar a campainha ele não vai prestar atenção. Isso só vem com o tempo e com algumas recompensas. Mas com treinamento, ele irá se adaptar.

Convívio social do cão

Muitos cães latem muito quando você recebe visitas. Se você mora em apartamento e não o leva para passear regularmente, ele tende a ficar realmente antissocial.

Sair para passear com o cão e recompensá-lo quando ele não latir para suas visitas fará com que ele seja mais sociável e amigável com as pessoas que estão ao seu redor.

Além disso, os passeios constantes irão permitir que ele liberasse energias acumuladas, que são uma causa importante dos latidos constantes dos cães de apartamento.

Siga estas dicas e tenha paciência: a recompensa será percebida aos poucos enquanto você faz o seu cão parar de latir incessantemente!

 

Comments

comments