Comprar um filhote ou adotar um cachorro adulto?

adotar um cachorro adulto

As questões que envolvem a criação de um cachorro são muito semelhantes às de se criar uma criança. Claro que não estamos querendo aqui fazer uma comparação direta entre os dois casos, mas é inegável que as crianças e os cães de estimação exigem a atenção de seus responsáveis e muita dedicação para que eles sejam devidamente educados. E essa comparação entre crianças e cachorros foi feita justamente pela questão da adoção. Semelhante ao que acontece às crianças, os cães mais velhos tendem a ter maior dificuldade para serem adotados. Se você é uma das pessoas que está interessada em ter um cachorro novo, mas não sabe se compra um filhote ou adota um cão mais velho, estamos aqui para tentar elucidar essa questão, e dar as informações que você precisa para tomar a melhor decisão.

As vantagens de comprar um filhote

Quando falamos em comprar um filhote para criar, a principal vantagem é obviamente o benefício de poder contar com um cãozinho do jeito que você sempre sonhou, escolhendo em uma feira de filhotes, por exemplo, ou até conseguindo a partir de uma cria que a cadela de um amigo tenha tido de filhotinhos, o que pode ajudar bastante já que daí você já conhece a procedência dos pais do filhotinho. Ainda existe a vantagem de ter um filhote mesmo, o que por si só já é uma coisa legal, já que um filhotinho é fofinho, bonitinho, é bom de agradar e muito mais fácil de ensinar. De maneira geral, a principal vantagem de um filhote é ser parte da vida toda dele.

filhotes de cachorro

Por outro lado, filhotes tendem a dar bastante trabalho até aprenderem o que é necessário, como não roer os móveis ou calçados, fazer as necessidades no lugar certo e ainda não ser rebelde. Mais uma grande desvantagem é a questão do preço, já que um filhote tende a ter um preço consideravelmente alto, principalmente para algumas raças mais raras ou difíceis de reproduzir. A questão dos preços dos filhotes é também tema de muita controvérsia, principalmente porque existem pessoas que fazem disso seu meio de vida, criando cachorros apenas para terem filhotes que serão revendidos. Essa é a parte feia de uma coisa tão bonita quanto ter um bichinho de estimação.

Escolhendo o caminho da adoção

Adotar um cachorro mais velho não é só um gesto nobre de quem está disposto a ter um novo companheiro, mas também um gesto nobre, que demonstra carinho e dedicação por animais indefesos que muitas vezes foram abandonados ou vítimas de maus tratos.

Escolhendo o caminho da adoção

Ao escolher adotar um cachorro, é claro que você perde a fase de quando ele ainda é filhotinho, mas só o fato de você ganhar um companheiro que está mais maduro, que incomodará menos para aprender as coisas e que estará sempre pronto para te agradar já faz valer e muito esse lado.

Ainda tem a questão de economizar na adoção e não incentivar o mercado negro dos criadores de filhotes.

Sem contar que você pode ser o salvador necessário na vida de um cachorro que só precisa de um dono carinhoso e atencioso como você. Enfim, adotar um cachorro é tudo de bom.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro em apenas 15 minutos por dia?? Confira

Comments

comments