Conheça a raça de cachorro Pug

Cachorro pug muito adorado em casa

O cachorro Pug é um cãozinho de origem chinesa e de raça miniatura, ou seja, de pequeno porte. Segundo os pesquisadores da raça, suas primeiras ?representações? são datadas de 1.700 a.c., mas sua aparição em documentos chineses oficiais só se deu no ano 1 d.C.

Porém, foi só no século XVI que o animal chegou no continente europeu, sendo ele trazido pela primeira vez pelos holandeses e depois pelos ingleses.

Atualmente, os pugs estão por toda parte: e há quem diga que tal notoriedade se dá por sua aparição no famoso filme de Will Smith, ?Homens de Preto?, de 1997.

Seu biótipo ?troncudo?, os olhinhos bem expressivos, redondos, grandões e escuros e o focinho achatado e quadrado ao mesmo tempo são algumas de suas características mais expressivas, que fazem com que a raça seja facilmente reconhecida. E agora que você já conhece um pouquinho sobre a história dos cachorros pugs, que tal conferir mais curiosidades e informações sobre a raça?

Principais características do cachorro pug

Primeiro, vamos conhecer as características gerais da raça. O pug é um cão de baixa energia, ou seja, não espere dele disposição para sair correndo no parque com você. Sua coloração pode ser preta, abricó ou fulvo e a expectativa de vida varia entre 13 a 15 anos.

Os olhos do pug são bem grandes, escuros, arredondados e extremamente brilhantes: você terá a sensação constante de que ele está cheio de vida. Já a sua pelagem é curta, porém, lisa, fina e bem macia.

Um cão da raça tem entre 6 a 8,5 quilos e a altura varia de 22 a 28 centímetros, o que vai depender do gênero e da idade.

Temperamento/Comportamento da raça Pug

Os pugs são animais que adoram prestar atenção em tudo o que você está fazendo. Sendo assim, eles podem ser preguiçosos, mas estão sempre em estado de alerta. Essa capacidade de atenção também é o que garante que eles sejam facilmente adestrados, o que é uma qualidade que todos os donos procuram em um cãozinho que ficará dentro de casa ou apartamento.

Por outro lado, ele também é um cão extremamente sociável ? uma vez que ele facilmente se adapta a outros animais, novas pessoas e diferentes ambientes. Mas tenha cuidado com as aproximações de imediato, uma vez que, de início, eles podem reagir com receio e agressividade.

Muito inteligente (ocupando a 53ª posição do ranking de inteligência canina), o pug também é um cão muito leal ao seu dono ? o que justifica o seu comportamento dócil, gentil e sempre amistoso.

Casa ou apartamento?

Tanto faz. O cachorro pug é um cãozinho com bastante energias e que adora brincadeiras, porém, ele definitivamente passa longe de ser um cão atleta. A razão se dá pelo fato do seu focinho achatado, que faz com que ele tenha dificuldade para respirar ? tanto em passeios muito longos como para realização de qualquer atividade física.

Sendo assim, ele pode se adequar a qualquer espaço ? uma vez que dificilmente se sentirá incomodado com um apartamento pequeno, por exemplo.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro em apenas 15 minutos por dia?? Confira

Comments

comments