Conheça o cão da raça Pequinês

Conheça o cão da raça Pequinês

Você mora em apartamento e quer um cão que não dê muito trabalho e nem problemas com os vizinhos? Já pensou em adotar um cachorro pequinês?

A origem da raça, proveniente da China, é envolta em mistérios e lendas.

O que se sabe é que surgiu há cerca de 4.000 anos. Ancestrais chineses acreditavam que o cão surgiu quando um leão apaixonou-se por uma macaca e, com a ajuda do deus Hai Ho abriu mão de gerar uma prole que levasse adiante o seu tamanho.

Dessa união teria nascido o pequinês que herdou a bravura do pai e o tamanho, inteligência e doçura da mãe. Quando da ascensão do budismo no país, o cão tornou-se sagrado, sendo que grande número de exemplares da raça foram saqueados por tropas britânicas em 1860.

As tropas chinesas promoveram então um massacre contra os rivais, que matou centenas de cães da raça (eles preferiam que seus cães estivessem mortos a vê-los nas mãos de estrangeiros).

Características do cachorro Pequinês

O pequinês representa um excelente cão de companhia, e ao mesmo tempo em que ignoram pessoas que não façam parte de sua vida, são excelentes ?alarmes? em caso de movimentos estranhos na casa. Embora seja pouco visto hoje em dia, a raça foi muito popular nas décadas de 70 e 80.

O pequinês ocupa a 73º posição no ranking de inteligência de raças caninas. Além de inteligente, é um cão independente e teimoso, que dificilmente começará uma briga, mas jamais recuará diante de um adversário que parte para o ataque.

Embora seja um cão excelente para criar em apartamento, tem pouca resistência ao calor, podendo até mesmo morrer quando exposto a temperaturas excessivamente altas.

O focinho deve ser limpo diariamente e os pelos penteados no mínimo uma vez por semana. A expectativa de vida fica entre 13 e 15 anos e pode ocorrer de ser necessária uma cesariana.

O pequinês costuma ser dócil e dedicar devoção ao dono, mas deve ser adestrado de forma firme e carinhosa desde o desmame para que não se torne um cão adulto desobediente e indisciplinado.

Também é necessário leva-lo sempre para passear, pois, embora seja ideal para apartamentos, não gosta de ficar muito tempo fechado, sem sair à rua. Apesar da baixa estatura, representa um cão que atua como companheiro e guardião ao mesmo tempo.

cachorro pequines preto

A saúde do coração deve ser acompanhada de perto, pois é suscetível a falhas no funcionamento do órgão. Seu crânio é maciço e seu focinho é achatado e largo. O pelo costuma ser longo e reto, formando uma espécie de colar ao redor do pescoço, daí a necessidade da escovação frequente.

Com exceção do marrom e do albino, podem ser encontrados atualmente nas mais variadas cores, e aqueles que apresentam pelagem multicolorida, até mesmo as manchas são repartidas.

Se você está a procura de um cão que seja um verdadeiro companheiro e está preocupado com o pouco espaço da sua casa, o pequinês é uma ótima opção.

Só fique atento à sua intolerância ao calor excessivo e deixe-o dormir preferencialmente dentro de casa. Um excelente cachorro para curtir e se apaixonar a vida toda.

 

Dica da hora: Problemas com latidos em excesso? experimente a Coleira Anti-Latido

Comments

comments