O Cão de Crista Chinês é um Cachorro Formidável

Conheça o Cão de Crista Chinês

O cachorro milenar, que teve seus primeiros registros 100 anos a.c., tem uma aparência, no mínimo, exótica – o que se dá por conta da sua pelagem (ou falta da mesma). Mas basta conhecer um pouquinho sobre sua personalidade para mudar totalmente de ideia. E se você também está pensando em trazer um cão de crista chinês para a sua família, neste artigo vamos conhecer quais são as principais características e peculiaridades da raça.

Origem do cão de crista chinês

As investigações apontam que a raça tenha tido origem nas Filipinas, de onde viajou, por meio da Indochina, até a distante corte dos imperadores chineses ?Manchu?.

Porém, há quem acredite também que o cão tenha sido encontrado pela primeira vez em território mexicano, chegando à China junto com as especiarias e demais encomendas que viajavam meses nas embarcações com destino final aos portos de Mazatlán e Acapulco.

Principais características da raça

Os cães de crista chineses podem ser encontrados com duas diferentes pelagens: um deles tem o corpo todo cheio de pelos, bem macios e longos – o que os deixa bem semelhantes aos Lhasa Apsos. Mas, a pelagem que realmente chama a atenção nesta raça é a outra: presente apenas nos pés e na cabeça do cão, com uma leve e macia pluma também na cauda.

Já a coloração do cão de crista chinês também pode ser bem variada, mesmo que todos eles nasçam rosados. A maioria conta com uma mistura de cores, que podem ser: branco, cinza, marrom, bege, preto e outros.

O cão, de pequeno porte, pesa entre 2,5 a 5 kg já durante a fase adulta e não ultrapassa 35 cm de altura. Entre as principais peculiaridades da raça podemos destacar: focinho fino, porém, cabeça longa, orelhas constantemente eretas assim como a cauda, que também é longa. A expectativa de vida do animal varia entre 10 a 14 anos.

Comportamento e temperamento do animal

Cão de Crista Chinês

O cão de crista chinês é uma raça que se dá super bem com toda a família – e especialmente com os bebês e crianças. Eles latem muito pouco e são ótimos cães de alerta – sendo assim, só latem quando se sentem ameaçados.

Uma peculiaridade sobre o cão que geralmente impressiona é o fato de ele ser extremamente atlético e resistente. Pois é: se você estiver procurando um companheiro para passeios no parque, para longas caminhadas ou até mesmo para atividades físicas intensas (como corridas), já encontrou.

O cão de crista chinês também é uma raça super calma, afetuosa, carinhosa e dócil, o que os torna ótimas companhias para as crianças e idosos. No que se refere às visitas, eles precisam confiar nelas antes de mais nada, motivo pelo qual podem ser um pouco reservados. Mas assim que o dono os apresentar um ao outro, tudo promete ficar tranquilo.

Indicado para casa ou apartamento?

Por precisar de pouco espaço para se sentir confortável e feliz, o cão de crista chinês é uma ótima opção para os casais e famílias que vivem em apartamento, mas mesmo assim, não vivem sem uma companhia canina.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro e cuidar melhor do seu cão?? Confira o novo livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi

Comments

comments