Conheça sobre cachorros da raça Boxer

Conheça sobre cachorros da raça Boxer

Musculoso, com um físico essencialmente ‘quadradão’ e cheio de charme, o cão da raça Boxer é um cachorro adorado por muitos. E se aqueles olhinhos redondos também estão tentando te conquistar, confira neste artigo as principais características e peculiaridades da raça.

História da raça Boxer

Entre os cães do tipo braquicefálicos – ou seja, os que têm o focinho curto, grupo também formado por raças como os buldogues francês e inglês e o pug – o mais alto é o Boxer.

A raça, de origem alemã, foi desenvolvida já no final do século 19, por meio da ‘junção’ de duas raças hoje já extintas: o cão Bullenbeisser e o primeiro tipo de buldogue inglês, diferente do que conhecemos hoje.

O principal objetivo dos germânicos com a criação do Boxer era ter um cão forte para a caça de grandes presas. E não tardou para que ele fosse exportado para o resto da Europa, chegando também no Brasil no século XX.

Principais características do Boxer

O Boxer é um cão de grande porte. Sendo assim, as fêmeas pesam entre 25 a 30 kg, e os machos, de 30 a 35. Mesmo assim, eles não são tão altos: os machos ficam com altura média de 56 a 65 cm, e as fêmeas de 53 a 60 cm.

Os Boxers podem ser encontrados nas mais variadas tonalidades: dourado, castanho claro ou escuro, tigrado, tigrado com marcações douradas ou brancas e até mesmo inteiramente branco.

Uma das maiores peculiaridades do cão são seus olhos: grandes, arredondados, esbugalhados, escuros e extremamente brilhantes – motivo pelo qual conquistam seus donos com tanta facilidade ao olharem nos olhos. Sua pelagem, por sua vez, é bem curtinha (rente ao corpo), além de brilhante e macia.

Temperamento e comportamento da raça

Entre as principais características do temperamento da raça Boxer podemos destacar a lealdade, gentileza, paciência (principalmente com os baixinhos) e muita, mas muita energia.

O Boxer é um cão extremamente inteligente e disciplinado, motivo pelo qual é a raça mais utilizada em todo o mundo como guia para pessoas cegas, por exemplo.

características do temperamento da raça Boxer

Se você optar pelo Boxer, pode ter certeza que ele estará sempre cheio de energia – mesmo para o adestramento, que particularmente, eles consideram superdivertido.

Além disso, o Boxer também é um ótimo cão de guarda, sendo do seu instinto a característica de proteger a sua família acima de tudo. Se você tem crianças ou bebês em casa, melhor ainda: eles vão adorar brincar e se divertir com as crianças, além de protegê-los de qualquer coisa.

Os Boxers são cães que latem muito pouco – eles só o farão de alguma ameaça for detectada. Mesmo que super energéticos, eles não precisam de passeios muito extensos para suprir com suas necessidades, até porque podem ter dificuldades para respirar em temperaturas muito quentes (o que ocorre por conta do focinho curto).

Indicado para casa ou apartamento?

Casa, sempre. Além de grandes e repletos de energia, os Boxers também são cães não muito tolerantes às altas temperaturas. Em adicional, eles precisam estar em constante movimentação para que se sintam bem, o que nem sempre é possível dentro de apartamentos.

 

Comments

comments