Dobermann: Conheça seu mais novo cão de guarda

Dobermann - Conheça seu mais novo cão de guarda

Cercado de diversas histórias sobre sua criação e o seu temperamento, o Dobermann é uma raça canina que se destaca principalmente pela sua inteligência e alta capacidade de ser um cão de guarda.

Os Dobermans, que estão em 5º lugar no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, surgiram na Alemanha, depois de um cruzamento entre raças como Pastor Alemão e Pinscher Alemão.

Mais para frente, outras raças foram adicionadas à mistura, gerando novas gerações de dobermanns. Entre as raças utilizadas no cruzamento estavam a Manchester terrier preto e castanho, Weimaraner e Greyhound, por exemplo.

Algumas características físicas do Dobermann

Atualmente, os Dobermanns chegam a até 71 cm e 40 kg, no caso dos machos, tamanho um pouco maior do que quando nos referimos às fêmeas, que, de altura podem alcançar números entre 60 e 66 cm com o peso que varia entre 29 e 40 kg.

De acordo com especialistas, os Dobermanns que apresentam mais e mais sérios problemas de saúde é o chamado Dobermann Branco. Porém, em outros tipos de Dobermanns, os problemas mais comuns são Síndrome de Wobbler (CVI) e cardiomiopatia. No caso do dobermann azul, é relativamente comum o aparecimento de alopecia.

Ainda de acordo com especialistas sobre a raça, a expectativa de vida dos dobermanns varia entre 10 e 12 anos. Para aumentar a qualidade de vida destes animais, é indicado que eles passem por exames regulares de sangue da estrutura óssea como um todo, principalmente na área do quadril.

Convivendo e cuidando de um Dobermann

Muitos já sabem que o Dobermann é fundamentalmente um dos melhores cães de guarda do mundo. Muito inteligente e atento, ele é perfeito para proteger os seus donos e a sua casa, mas tudo isso sem perder características muito especiais como o gosto por aventura.

Extremamente obediente, ele é perfeito para ser mentalmente desafiado por seus donos, mas não se engane, em alguns casos, os cães da raça Dobermann podem inverter os papéis e passarem a ser bem dominadores. Já no que diz respeito aos estranhos, o Dobermann costuma ser bem reservado, ou melhor, desconfiado até que conheça e confie nas pessoas, característica perfeita para um verdadeiro cão de guarda.

cachorro dobermann precisa de exercicios constantes

O porte grande e imponente de um Dobermann não existe por acaso, assim como também não é por acaso a necessidade de manutenção deste corpo. Isso deve ser feito por meio de exercícios mentais, como já citamos anteriormente, mas também com atividades físicas como corridas e outras brincadeiras ao ar livre.

É muito importante se atentar a esses detalhes em relação às atividades com os Dobermanns, pois o seu bem-estar está diretamente ligado com isso. A disciplina com as atividades, que devem ser diárias, é muito importante, pois um dia sem se exercitar pode desencadear uma série de frustrações e até mesmo um comportamento destrutivo no seu cão.

Por isso, não falhe nas atividades, que são a sua principal obrigação em cuidados especiais com o animal, uma vez que ele não demanda maior atenção em outras partes como em sua pelagem, já que todos os seus fios são curtos e demanda pouca necessidade de cuidado.

 

Dica da hora: Problemas com pulgas e carrapatos? conheça o Frontline spray para cães e gatos

Comments

comments