Dormir na cama com o dono ou no chao?

cachorro dormindo na cama do dono

Os cães podem deitar e dormir na cama com os donos ou devem dormir no chão?

É muito comum que os donos sejam confrontados com a decisão de deixar ou não o cachorro dormir na cama. A verdade é que os cachorros, sobretudo os de pequeno porte, não recusariam a oportunidade de se deitar junto com os proprietários.

Afinal, eles adoram conforto e a proximidade que essa ação permite, mesmo que o privilégio dure poucas horas. Não existe um consenso a respeito do hábito, pois parece ser mais uma opção decorrente da relação entre os indivíduos e seus animais, do que uma regra fixa, taxada como certa ou errada.

No entanto, cabe notar que a maioria dos especialistas em comportamento canino acredita que a escolha feita deve ser mantida, já que é bastante difícil ensinar o bichinho a não subir na cama depois da rotina ter sido estabelecida. Ou então, tentar adestrá-lo para dormir com as pessoas se ele passou muito tempo proibido de fazer isso.

Considerações sobre o hábito dos cachorros dormirem na cama

Alguns veterinários e treinadores defendem que a regalia de passar a noite na cama com os donos pode tornar os cachorros mais difíceis de disciplinarem. Isso porque a prática seria um complicador na manutenção da hierarquia necessária para que o animal obedeça aos comandos dos seus responsáveis.

Sendo assim, educá-los se tornaria uma tarefa desafiadora em outros aspectos também. Porém, o mais importante é a forma que a pessoa trata o seu companheiro canino em todas as ações para que haja um comando eficiente.

Um dono que sabe impor consegue empregar o tom de voz e as ordens certas para adestrar seu cachorro. Dessa maneira, revertem-se algumas reações agressivas do cão ou mesmo atitudes indesejadas de indisciplina tanto com os proprietários quanto com as visitas.

Quando muito filhote, os animaizinhos tendem a ser estabanados, além de sujarem-se e sentirem vontade de fazer xixi com maior frequência. Por isso, por mais difícil que seja negar o aconchego da cama para essas fofuras, o ideal é que apenas os cães adultos tenham a autorização para dormirem com os donos.

As regras a serem impostas aos cachorros que têm permissão para dormir na cama

Os cães, por mais amestrado que sejam, devem compreender que a cama é o território das pessoas. É fundamental que o animal entenda as ordens para descer do leito e que respeite o espaço destinado aos donos. Em alguns momentos, a presença canina não será bem-vinda, e o cachorro precisará atender com prontidão ao comando definido para essas situações.

Para treinar o animal, uma recomendação é repetir a palavra “desça” enquanto se aponta para o chão com o braço esticado. Como em todo processo de adestramento, deve haver o reforço positivo. Isso significa dar ao cão um petisco quando ele agir corretamente até que a ordem esteja fixada.

Outras considerações essenciais é que para os proprietários alérgicos, deixar o cachorro dormir na cama costuma agravar bastante o problema.

Os pelos e a higiene são fatores diretamente relacionados a essas condições de saúde.

Além disso, cães de grande porte às vezes atrapalham o sono dos donos ao se movimentarem na cama. Os cachorros pequenos correm o risco de se machucarem caso a pessoa role sobre ele.

Portanto, a escolha é pessoal e depende da adaptação dos proprietários e dos cães.

Cachorro dormir na cama do cachorro

caminha de cachorro

Outra opção é que o cachorro tenha sua própria cama. É possível escolher os mais diversos modelos e formatos diferentes que se adequa bem ao tamanho e peso do seu pet.

Desta maneira, cada um tendo sua própria cama, basta colocar a caminha do cão próximo da sua que já tá bom.  Assim garantimos que o pet esteja próximo e de uma forma confortável, numa cama fofinha.

Com isto temos a questão do nosso espaço, a higiene da nossa cama, a facilidade do cãozinho de sair e ir fazer suas necessidades na hora que tiver vontade, e ao mesmo tempo tem a facilidade de limpar sua caminha e o fato que ele agora não precisa ficar no chão frio.

Confira alguns modelos de caminhas para seu pet bem bacanas. Tem para todo gosto. Seu pet vai adorar e você também.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro em apenas 15 minutos por dia?? Confira

Comments

comments