Guia prático para exposição de cachorros.

Guia prático para exposição de cachorros.

cão em exposiçãoQuem pode participar?

Nas exposições de cães de raça podem participar cães de raça (óbvio!) que tenham Pedigree. O animal é treinado para desfilar e desfila com um handler (o que é isso??vamos chegar lá..perai!). Uma vez em que eu fui expôr minha Fox Terrier, uma colega disse que iria expôr a Pit Bull dela. Eu perguntei se tinha pedigree e ela respondeu ?não, mas é de raça pura, então pronto?. Não é bem assim. Animal sem Pedigree, por mais que seja puro e lindo não pode desfilar. Ou você acha que a Miss Brasil não tem carteira de identidade? =D

O que é Pedrigree?

Eu costumo explicar assim: você tem RG não tem? Pois é, o cão (e gato!) tem pedigree. É um certificado de registro do animal, mostra os ascendentes do seu pet, as características dele, etc. No Pedigree cada ascendente do animal aparece com o seu registro e um código antes do número de registro, entre asteriscos (CA, A1, A2?até A6, depois BA, BC, BD?etc). Esse código é o ?status? do ascendente do seu cãozinho. Vou falar deles jajá.

Qualquer animal de raça pode ter pedigree?

Assim que nasce uma ninhada de cãezinhos (serve pra gato também, mas vou usar os cachorros pra simplificar?) de uma cadela com Pedigree, o proprietário/criador vai informar o KC da sua cidade e um veterinário irá avaliar os filhotinhos um por um. Só recebem pedigree aqueles que forem ?perfeitos?, com todas as características da raça e nenhum defeito. Não recebem pedigree: Animais albinos, animais deformados, animais de olhos azuis (de algumas raças), animais com pelagem fora do padrão da raça, entre outros defeitinhos. ?Puxa, que frescura? pensa você? mas não é bem assim. Quem cria cachorros não quer apenas amigos pra companhia, criação de cães é algo sério então, animais com defeitos devem ser ?tirados da linha de produção? para não transmitir  defeitinhos aos seus descendentes. Por isso, nao recebem pedigree, são vendidos por um preço mais baixo e se destinam apenas a compradores que não querem se dedicar à criação.

O que é o Kennel Club?

As exposições são organizadas pelos Kennel Clubs. Os Kennel Clubs são Clubes de Registro de cães. São eles que avaliam os animais e concedem ou não o Pedrigree, além de listarem os criadores e organizarem os enventos. O ideal é que o Kennel Club seja afiliado a CBKC (confederação Brasileira de Cinofilia) e a FCI (Fédération Cynologique Internationale). Pra quem não sabe, cinófilo é aquele que gosta de cães. Cada estado tem o seu Kennel clube, bem como algumas cidades maiores possuem um KC próprio. Todos os criadores (que vendem animais de pedigree) devem ser associados ao Kennel Clube de sua cidade/estado.

Té aqui tá facil né? Então respira fundo que a coisa começa a complicar!

Como entender o Pedigree do meu cachorro?

O Pedigree é cheio de siglas, números e códigos. E eles não estão ali à toa! No começo aparece o nome do cão, seguido ou precedido pelo seu ?sobrenome? (que é o nome do canil). Por exemplo, minha cadela se chamava Ciça da Casa da Colina. ?Casa da Colina? é o nome do canil. Os criadores podem optar por colocar o nome do canil antes ou depois do nome do animal (aí ficaria Casa da Colina Ciça).  Depois vem sexo, raça, pelagem? e abaixo segue a arvore genealógica do animal até a terceira geração (pai/mãe, avós, bisavós), com seus respectivos títulos..

E os títulos?

Ah, os títulos?. se a identificação do cachorro já é complicada, os títulos são ainda mais confusos. São vários títulos. Os mais simples são os CJC (certificado de aptidão a jovem campeonato) para cães de até 12 meses e CAC (certificado de aptidão a campeonato) para cães com mais de 12 meses. 3 CJCs concedem o título de Jovem campeão, enquanto que 5 CACs (pra fémeas são só 4) valem um A1 (campeão). Os títulos são concedidos de várias formas: melhor da raça, melhor do grupo, reserva da raça, e Best in Show (que é aquele que todo mundo quer! Significa o melhor cão da exposição). Os outros A?s são concedidos com A1 + premiações posteriores. Sendo  que o A6 só é adquirido quando se consegue prêmios em território estrangeiro.

E como a gente expõe?

Primeiro o cachorro precisa ser preparado. Cada raça tem uma ?preparação? diferente. No Fox Terrier, por exemplo, a gente passava vaselina liquida nos pelos das patas, maisena e depois tirava o excesso com escova de ferro. Alguns dias antes da exposição era feito o ?trimming? que é a retirada dos pelos moles (o Fox Terrier pelo duro deve ter só pelos durinhos e brilahntes) com as mãos. Dói um pouco. Tipo depilação com cera (ai!). O animal é preparado e exposto por um Handler (que é uma pessoa treinada para apresentar os cães. Não, não é adestrador!) O cachorro sempre anda do lado esquerdo do handler e usa uma coleira especial, bem fininha. Primeiro é uma volta andando, depois uma volta correndo (trote! Nada de sair desembestado!!) e o terrier ainda tem a terceira avaliação, que é exigida pelo juiz caso ele nao consiga escolher um só pela caminhada e trote, que é ?enfrentar? o oponente. Não, não sai briga. Os cães são postos um de frente pro outro, o que ataca recebe o prêmio o que abaixa a cabeça perde. Isso porque o terrier é um cão valente e briguento.  Mas os cães não podem de forma alguma encostar um no outro.

E a premiação?

A exposição é dividida em vários setores: Júnior, Adultos, e Sênior. Em cada um os animais competem para melhor da raça, o melhor da raça compete para melhor do grupo e os melhores dos grupos competem para o best in show. Os grupos são divididos de acordo com as raças. cães pastores, cães farejadores, companhia, caçadores?etc. A premiação costuma ser um troféu, alguns quilos de amostra grátis de ração e um título para o animal (aqueles tão desejados CACs!)

São desclassificados animais que agridem outros animais, que não estão de acordo com a raça e  que apresentam defeitos à analise do juiz.

Ufs?e é isso aí! Agora você já pode ir pra exposição com os conhecimentos básicos de cinófilo! Aproveite!

Fonte : http://petdicas.com.br/

Dica da hora: Problemas com pulgas e carrapatos? conheça o Frontline spray para cães e gatos

Comments

comments