A importância de se socializar o cachorro, tanto para o cão, quanto para seu dono

A importância de se socializar o cachorro, tanto para o cão, quanto para seu dono
A importância de se socializar o cachorro, tanto para o cão, quanto para seu dono

Um cão saudável é aquele que consegue interagir bem com as pessoas e com outros cães. Para evitar que os cães fiquem latindo incessantemente quando alguma situação atípica acontece, é preciso socializá-lo desde pequeno. Isso significa que ele deve se acostumar com a presença humana, inclusive de estranhos, e precisa conviver com outros animais.

Socializar o cão é educá-lo, é mostrar a ele que ele precisa se comportar bem em variadas situações do dia a dia. Para isso, existem algumas regrinhas básicas que devem ser cumpridas pelos donos de cachorrinhos, desde o momento em que o bichinho chega em casa.

O cachorro deve ser acostumado a lidar com diversos tipos de estímulos e situações. Em alguns casos, os donos podem optar pela socialização passiva: o cachorro é exposto a pessoas diferentes e a outros cães enquanto ele está preso numa guia. Com isso, o filhote vai aprender que existem estímulos externos aos quais ele deve se acostumar. Muitos adestradores afirmam que essa não é a maneira mais correta de socializar o animal.

Na verdade, o ideal para ensinar o cão a conviver bem com as pessoas e outros cães é promover uma socialização ativa, em que o animal aprende a gostar do convívio externo. Isso pode ser feito ao levar o cão para passear. Nesses casos, ele deve ser recompensado com um petisco todas as vezes que se comportar bem diante de uma situação diferente.

Depois de repetir o passeio na rua com o seu cãozinho algumas vezes, ele já estará acostumado e preparado para lidar com pessoas e cachorros estranhos, e não ficará tão ansioso e exaltado toda vez que encontrar algo inusitado ou que chame a atenção dele pelo caminho.

Benefícios da socialização dos cães para os donos

Podemos dizer que o principal benefício da socialização dos cães para seus donos é que eles ganham mais liberdade para passearem com o animal sem preocupações. Além disso, as pessoas vão notar que o cachorro sociável fica mais calmo, late menos e faz menos bagunça. Eles literalmente ficam mais educados e felizes quando conseguem se socializar com outros animais.

Benefícios da socialização para os cães

O maior benefício que o cão sociável adquire é a saúde. Ele se torna um cachorro mais feliz e ativo, e isso é muito positivo para a saúde do animal. Os cães também se tornam mais equilibrados com a socialização. Porém, é preciso lembrar que esse processo de educação só deve começar depois dos 60 dias de nascimento do cãozinho. Antes disso, ele deve permanecer com sua mãe e seus irmãos.

Para iniciar o processo de socialização, mostre para o cão que você só pode dar um petisco a ele quando ele se comportar bem. Você pode contar com a ajuda de um profissional adestrador para isso. Vale lembrar que algumas raças são mais difíceis que outras para aprenderem a se socializar. Todavia, de uma maneira geral, todos os cachorrinhos são capazes de aprender. Basta ter paciência!

 

Comments

comments