Meu cachorro tem medo de fogos de artifício, o que fazer?

Meu cachorro tem medo de fogos de artifício, o que fazer?

É muito comum os cachorros se assustarem com fogos de artifício. Em épocas de festa, como na virada do ano, muitos foguetes são soltos ao mesmo tempo, deixando os cães em pânico. Mas é possível acalmá-los realizando as técnicas certas.

Por que os cães se assustam com fogos

Os cães, por instinto, se veem em perigo quando ouvem barulhos altos. Eles estão programados para ficarem em alerta ao menor sinal de perigo. Isso significa que quando há barulho eles estarão prontos para passar por diversos riscos.

Acontece que em períodos de festa muitas pessoas utilizam fogos de artifício, de maneira que o barulho alto se prolonga por minutos, às vezes, horas. Os cães perceberão que estão diante de uma força gigantesca e é natural que se sintam em uma situação de vida ou morte.

A questão principal é como tranquilizar o animal. O dono do animal precisa mostrar pra ele que não há motivo para se assustar. Existem diversas maneiras de fazer isso, como veremos abaixo.

O que fazer para tranquilizar o animal

cao com medo dos fogos de artificio

Há muitas formas de acalmar o cachorro, o que facilita o trabalho para o dono. Basta ele escolher a que seja mais adequada a sua situação. Por exemplo, se o dono está se preparando dias antes, é possível utilizar técnicas mais precisas.

Uma delas é treinar o cão com o barulho do foguete. Pra isso é necessário usar o método de reforço positivo. Basta comprar um CD com esses barulhos (muitos pet shops vendem), ou encontrar na internet (no Youtube é possível encontrar alguns vídeos).

O dono traz o animal para perto e coloca o som dos fogos de artifício. Dá uma pausa e recompensa o cachorro se ele ficar quieto. Coloca o barulho novamente e, depois, recompensa. Mantém esse treinamento durante algum tempo até que o animal pare de latir e se assustar com os barulhos.

Outro método é isolar o cão em um lugar que não passe o barulho. É preciso tomar alguns cuidados, como tirar objetos que ele possa arranhar. Certifique que não há quinas, muros altos, portões, etc.

Coloque um som em um volume razoável, pode ser de músicas que tranquilizem cães (na internet há muitas).

Deixe para ele alguns petiscos e ossos para ele roer se tiver ansioso.

colocar algodao nos ouvidos ajuda barulhos dos fogos

Uma técnica simples e lógica é utilizar algodão no ouvido do animal. É uma opção para quem não tem tempo para treinar o bicho. É necessário ter um cuidado com as orelhas do cachorro, pois são lugares sensíveis. Veja o tamanho ideal do algodão, que não pode ser grande demais, para não cair, nem pequeno, para não entrar no ouvido.

Se o cão apresenta comportamentos anormais quando há fogos de artifício, pode ser que ele sofra de ansiedade. Nesse caso é necessário consultar um veterinário, pois ele pode receitar um medicamento que o tranquilize.

É preciso que o dono fique perto do cão e demonstre tranquilidade. O cachorro é um animal que vive em bandos, então precisa de toda a força e coragem de seu líder.

Se o dono parecer que também está aflito, o cão se desesperará. Por isso é importante que o ?líder? tome as rédeas da situação e mostre ao cachorro que ele não precisa temer.

E você, como faz para tranquilizar seu cãozinho?  compartilhe e comente para ajudar as outras pessoas a terem uma condição de ajudarem melhor seus animais e curtirem as festas sem estresse.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro e cuidar melhor do seu cão?? Confira o novo livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi

Comments

comments