O convivio com os animais faz bem

O convivio com os animais faz bem
O convivio com os animais faz bem

Muitas pessoas ou famílias inteiras procuram nos animais de estimação uma fonte de companhia ou mesmo de entretenimento, principalmente quando se tem crianças em casa. O que nem todos sabem é dos benefícios cientificamente comprovados que são proporcionados pela convivência com animais de estimação. Diversos estudos já demonstraram que ter um animal de estimação pode ser fundamental para melhorar o bem estar psicológico das pessoas.

Além disso, pesquisas mais recentes mostram que a companhia de um animal pode favorecer o combate de alguns tipos de patologias, como a imunidade baixa. Crianças e adultos que convivem com bichinhos de estimação desenvolvem um sistema imunológico mais resistente e níveis de estresse menores, e tais benefícios não dependem da idade.

Os estudos também revelaram que as crianças que possuem animal de estimação têm menos riscos de adquirirem a rinite alérgica. Os benefícios para o coração também foram verificados, uma vez que a presença desses animais também faz com que haja maiores chances de sobrevivência a um infarto do miocárdio. Se você tem um animal de estimação, também é provável que possua mais chances de controlar problemas de hipertensão arterial.

Isso tudo sem contar com outros desconfortos que incomodam no cotidiano como gripes, resfriados e dores de cabeça, que também diminuem muito nas pessoas que passam a conviver com um animal de estimação. No entanto, além desses benefícios para a saúde, existem outras vantagens de se ter um bichinho de estimação. Por exemplo, se você tem filhos pequenos, um cachorro ou gato pode ajudá-los a desenvolverem maior senso de responsabilidade, disciplina e cuidado com uma vida.

A integração da família também pode ser favorecida pela presença de um animal de estimação, afinal, todos os membros deverão desempenhar alguma tarefa para zelar pelo bem estar do bichinho, o que proporciona um sentimento de união maior entre as pessoas. Não é à toa que já existem projetos que levam animais de estimação para visitarem pacientes que se encontram hospitalizados, pois essa visita pode fazer com que essas pessoas realmente se sintam melhores.

Isso sem contar o cão guia, que desempenha um papel muito especial, sendo praticamente os olhos de portadores de deficiência visual. Nesse caso, o cachorro acaba se tornando necessário para que esses indivíduos possam circular pela cidade com mais segurança, já que não conseguem visualizar os obstáculos e perigos que podem encontrar pelo caminho.

No entanto, é preciso que os animais de estimação sejam muito bem cuidados, tanto em relação à higiene, quanto à vacinação, pois, como estão em contato direto com as pessoas, se adquirem alguma doença podem acabar transmitindo. De modo geral, os benefícios de adotar ou comprar um bichinho são inúmeros, pois eles propiciam uma vida muito mais saudável e feliz!

Quem não gosta de ter um companheiro para brincar e passear, que está sempre por perto? Um amigo fiel e leal, capaz de trazer mais união e sentimentos de amor, carinho, afeto e cuidado. Por fim, nunca se esqueça de que, ao ter um animal de estimação, você se torna responsável por uma vida!

Dica da hora: Problemas com latidos em excesso? experimente a Coleira Anti-Latido

Comments

comments