O mercado milionário dos petshops no Brasil

O mercado milionario dos petshops no Brasil
O mercado milionario dos petshops no Brasil

Os pet shops são os espaços destinados à beleza dos animais de estimação! Ou seja, nesse tipo de local é possível encontrar alimentos, roupas e acessórios para os bichinhos, além de fazer com que eles recebam os serviços de banho, tosa e perfumaria. A maioria dos pet shops são focados em cães e gatos (animais de estimação mais comuns), no entanto, alguns estabelecimentos acabam se especializando em atender espécies mais exóticas, como esquilos, furões e tartarugas.

No Brasil, as famílias tendem cada vez mais a possuírem um animal de estimação, tanto que o nosso país já é o segundo que mais movimenta esse mercado no mundo todo. As pessoas que têm algum bichinho querem que ele esteja sempre muito bem cuidado, e é por isso que recorrem frequentemente aos serviços prestados pelos pet shops.

O resultado de tudo isso é que o mercado de pet shops bateu o seu recorde de faturamento nos últimos anos, chegando a ultrapassar os R$ 14 bilhões. Quase 70% das vendas de produtos e serviços destinados para animais são realizadas nos pet shops, seguidos pelos mercados. Os estabelecimentos que mais são responsáveis pelas conquistas econômicas do segmento são os maiores, que vendem praticamente todos os produtos e prestam todos os serviços que o dono do animal de estimação necessita.

Além disso, como se já não bastasse todo o crescimento que já tem sido verificado no setor de pet shop, pesquisas apontam que a tendência é que o segmento ganhe ainda mais espaço, crescendo cada vez mais. Em São Paulo, por exemplo, já houve um tempo em que o número de pet shops se igualou ao de padarias!

Outro fato importante, é que o crescimento do mercado de pet shop no Brasil foi um fenômeno meteórico, já que esse tipo de estabelecimento é relativamente recente no país. Todo esse cenário reflete mudanças de hábitos da própria sociedade brasileira que, aparentemente, além de estar aderindo mais aos animais de estimação como companhia, também está mais preocupada em fornecer todo o conforto (às vezes, até mesmo luxo!) para os seus bichinhos!

Para quem ainda não possui um animal de estimação, mas está à procura desse novo amigo, os pet shops também são uma alternativa viável, já que a maioria desse tipo de loja costuma ter animais disponíveis para a venda. É possível perceber que o pet shop representa um verdadeiro paraíso, tanto para os bichos, quanto para os donos, que contam com o conforto de encontrarem tudo o que precisam para garantirem o cuidado dos animais em um só lugar.

Essa configuração do mercado atual que aponta o destaque do petshop mostra que esse também pode ser um ramo promissor para possíveis investimentos, já que a tendência é que continue crescendo e alcançando um número cada vez maior de clientes. Outro benefício é que o mercado de pet shop ainda é bastante descentralizado no Brasil, o que permite uma competição mais igualitária entre os diversos concorrentes, diferente do que acaba acontecendo em vários outros setores da nossa economia.

 

Comments

comments