O que é o Adestramento Inteligente

O que é o Adestramento Inteligente

Ter um cachorrinho em casa é certamente uma das melhores experiências que possamos ter – seja para quem mora sozinho, para os casais ou para as famílias como um todo. Isso porque os cães facilmente se tornam nossos amigos fieis, ou seja, animais que verdadeiramente nos amam incondicionalmente.

E o que pode ser feito quando nossos cãezinhos se acostumam com comportamentos errôneos, como roer os móveis, latidos frequentes durante a noite ou outras atitudes que sem sombra de dúvidas acabam incomodando?

Pois é: a técnica do adestramento inteligente é com certeza uma solução extremamente eficiente, que garante resultados positivos para cães de qualquer tipo de raça ou porte. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é o adestramento inteligente?

O adestramento inteligente nada mais é do que uma técnica de treinamento canino que tem como base o reforço positivo ? uma linha de estudos seguida também pela psicologia.

Sendo assim, ela permite que os animais aprendam o que é certo (e o que não é) através de estímulos e posteriores recompensas. E é isso que garante que eles comecem a valorizar as suas próprias atitudes corretas.

A técnica é extremamente indicada para os donos que amam os seus cães ? e estão dispostos a se dedicarem aos mesmos, desenvolvendo uma relação mútua de respeito e carinho. Vale lembrar que o adestramento inteligente também é uma forma de aproximação entre o dono e o seu animal, uma vez que os ensinamentos auxiliarão a estreitar o laço afetivo entre ambos.

Segundo o adestramento inteligente, é necessário apostar em quatro diferentes ?divisões? para realizar com eficácia o adestramento canino:

1. Técnicas ? você precisa conhecer os comandos que levarão o seu cão a respeitar o treinamento;

2. Linguagem ? qual é a melhor forma de me comunicar com o meu cão?

3. Técnica do click ? uma das mais famosas técnicas do adestramento inteligente. É por meio dela que fazemos com que o cão entenda que a atitude recém-tomada foi certa, e por isso, pode ser repetida;

4. Comandos ? é por meio deles que o dono permite que o cão entenda de imediato, qual atitude está sendo esperada por ele.

Principais conceitos do adestramento inteligente

livro sobre Adestramento InteligenteO adestramento inteligente parte da base de que a paciência é essencial para que o seu cão lhe compreenda, e é claro, tenha vontade própria para tomar determinadas atitudes.

Além disso, a técnica também elimina de vez qualquer tipo de punição tardia por alguma atitude, uma vez que elas não fazem qualquer sentido para o animal: se você agredir o seu cachorro horas depois de notar que ele fez cocô no lugar errado, isso definitivamente não adiantará nada, sendo só uma tentativa inútil de adestrá-lo.

Para a técnica do adestramento inteligente, inibir um comportamento só é possível após induzirmos várias e várias vezes. E o melhor: isso permitirá que o seu cão se comporte não só na sua presença, mas também em sua ausência.

O adestramento inteligente, desta forma, torna-se um método fundamental não só para os donos como principalmente para a própria qualidade de vida do cão, que melhorará o seu comportamento e se tornará muito mais sociável e feliz no cotidiano!

Para aprofundar seus conhecimentos e ajudar a colocar em prática, recomendamos a leitura do livro Adestramento Inteligente,  escrito pelo brasileiro Alexandre Rossi, que pode ser encontrado nas livrarias da sua cidade ou comprado online.

 

 

Dica da hora: Treine seu cachorro enquanto se diverte com ele. Confira

Comments

comments