Porque devo passear com meu cão?

Porque devo passear com meu cão?
Porque devo passear com meu cão?

Já imaginou ficar trancado em casa um dia todo, sem poder sair nem pra tomar um ar? Se o seu cão se sente trancado em casa e seu comportamento fica alterado, pode ser devido a isso.

Mesmo que sua casa tenha uma área grande na qual seu cão possa andar e brincar, sair de casa para passear com ele é importante. Vivemos num mundo corrido, onde as pessoas têm cada vez menos tempo de sair para esse tipo de passeio. É necessário criar uma rotina com seu cão e tirá-lo um pouco de casa. Como citado acima, você não gostaria de ficar apenas em casa, andando da sala para a cozinha, da cozinha para o quarto. Imagine quão ruim é fazer a mesma coisa todos os dias.

Tenha um cão saudável

Um dos principais motivos para passear com seu cão é por causa da saúde dele. Uma caminhada entre 40 e 50 minutos já é o suficiente para seu cão. Quando o cão passeia, ele controla o peso, aumenta a massa muscular e previne problemas nas articulações. Porém, a necessidade de levar seu cão para passear não é apenas para o físico dele. O cão precisa exercitar os estímulos sensoriais.

Outro ponto importante é que o seu animal precisa socializar. O passeio vai ajudá-lo a saber lidar com as pessoas. Ele vai passar por lugares e pessoas estranhas e, aos poucos, vai se adaptar. Com isso, você não terá problemas quando receber visitas em casa. A falta de caminhadas diárias pode tornar seu cão hiperativo e destruidor.

Passear com meu cão é prazeroso

O cão tem uma energia quase que inesgotável, e ele precisa gastar um pouco dessa energia com algum tipo de exercício físico. Engana-se você, se pensa que, só pelo fato de ter um quintal grande em casa, o seu cão vai brincar o dia todo. O cachorro só brinca quando alguém está com ele brincando junto – seja jogando bolinha, correndo ou, simplesmente, fazendo companhia.

Caso seu dia seja tão corrido a ponto de você não ter tempo para levar seu peludo para um passeio, atualmente existem empresas que oferecem esse tipo de serviço. Entretanto, é importante que você mostre ao seu cão que você é o dono dele e que você o ama. Demonstre para seu cão que você gosta dele.

O que fazer para ter um passeio agradável

Sempre que seu cão sair com você, ele vai aproveitar para fazer as necessidades na rua. Portanto, leve um saco plástico para recolher a sujeira do cão. Lembre-se também que, assim como você, seu cão sente sede. Dê água a ele durante o passeio.

Outro ponto muito importante é a coleira. Evite as coleiras muito firmes, mas não saia com ele sem a coleira. Seu cão pode sair de perto de você tão rápido, que pode não dar tempo de segurá-lo.

Os melhores horários para sair com seu cão são logo de manhã ou no fim da tarde. Estipule um horário para sair todos os dias com ele. Aos poucos, ele vai se acostumar a isso, e é ele quem vai lembrar você do passeio.

Anime-se para dar uma volta com seu cão, ele vai adorar. E você também. Bom passeio!

 

Comments

comments