Quais os cuidados que se deve ter com a saúde do animal doméstico

Quais os cuidados que se deve ter com a saúde do animal doméstico
Quais os cuidados que se deve ter com a saúde do animal doméstico

Ter um cachorro é como ter um novo membro da família. Pessoas que consideram muito um animal de estimação sabem que, quando tomamos a decisão de trazer para o nosso lar um cachorrinho, estamos com a proposta de cuidar muito bem daquela vida que depende da gente para sobreviver.

Pois é, o cachorro, melhor amigo do homem, o mais fiel dos animais e que não troca seu dono por nada nesse mundo, precisa de muitos cuidados para ficar bem do nosso lado. Nada muito difícil de fazer, principalmente para aqueles que praticam a posse responsável e depositam sentimento na relação com o cachorrinho.

Saúde do cachorro

Assim como todos os animais, o cachorro precisa de cuidados médicos, o que, no caso, acontece com o veterinário. A forma de lidar com a saúde do cachorro é muito parecida com a forma de lidar com a saúde do ser humano, por exemplo.

A primeira atenção do dono deve estar focada na prevenção e, para isso, basta uma consulta com o veterinário para tomar ciência das vacinas necessárias e remédios contra vermes e outros parasitas, como pulgas e carrapatos. Algumas vacinas são muito conhecidas da população, como a antirrábica, por exemplo. Porém, como acontece com qualquer animal que toma vacina, o cachorro também possui uma carteirinha de vacinação, na qual estão inclusos prazos, doses e ciclos de cada vacina. Enquanto algumas são de graça, outras são cobradas. É muito importante vacinar o cachorro, e é importante saber que um cachorro doente pode, também, deixar a família doente.

Ambiente para o cachorro

O ambiente ideal para um cachorro varia muito com a raça. De forma geral, raças menores, como Poodle e Cocker, conseguem viver em ambientes pequenos.

Raças maiores, como Labrador e Pastor Alemão, precisam de espaço, com lugar para correr e brincar. É importante desde cedo determinar um ambiente para o animal, onde estará sua comida, água, sua casinha e o local para ele fazer as necessidades. O veterinário pode ensinar os procedimentos básicos para isso logo na primeira consulta.

Passeios para o cachorro

Passear com o cachorro é fundamental para a saúde dele. Você já percebeu que todo cachorro adora a rua? Pois é! Nenhum animal nasceu para ficar preso, o cachorro também não, e precisa de passeios para relaxar e gastar energia – nem que sejam eles duas vezes por semana, mas que tenham dia e hora para acontecer. Isso é fundamental para o bem estar do cachorro e serve tanto para aqueles que vivem em lugares apertados, como para os que habitam lugares maiores. Cachorros que vivem presos em um mesmo lugar vivem estressados e apresentam mais problemas de saúde.

Alimentação para cachorro

Ao contrário do que muitos pensam, o cachorro não deve comer o mesmo que o ser humano. Portanto, dar resto de alimentos para o cachorro pode prejudicar a saúde, como apodrecer os dentes, por exemplo.

Cachorro deve comer ração de qualidade e se acostumar com isso. Alguns outros produtos são ideais para manterem a saúde do animal, como objetos para roer. Em alguns casos, alguns cachorros gostam de compostos de carne para misturar com a ração. Porém, é bom não acostumar, senão ele só vai querer ração com aditivo saboroso.

Convívio com o cachorro

O cachorro veio para integrar a família. Portanto, ele precisa de contato com os seres humanos e com outros cachorrinhos, principalmente durante os passeios.

Deixar o cachorro preso em um canil ou, até mesmo, no quintal, ou em apartamentos – como tem acontecido devido à vida corrida do dia a dia – é muito prejudicial para a saúde do animal. Em geral, ele atinge picos de estresse elevados e apresenta problemas de saúde, como automutilação e queda de pelos.

 

Comments

comments