Saiba Tudo sobre a raça Shih Tzu

Saiba Tudo sobre a raça Shih Tzu

De personalidade vivaz, extrovertida e amigável, a raça Shih Tzu é uma dessas que encantam à primeira vista quem procura por filhote de cachorro. Eles se comportam bem com as crianças, além de serem extremamente dóceis e bem educados quando são estimulados pelo dono.

Tratando-se de um cão de companhia, o Shih Tzu é ideal para conviver com pessoas que moram em apartamentos, residências ou até mesmo no campo. Afinal, eles se adaptam bem aos mais variados espaços.

História da raça Shih Tzu

Fortemente associada ao budismo na China, a raça Shih Tzu é uma das mais apreciadas pelos chineses até hoje. No entanto, é provável que tenha surgido no Tibet no século XVII, onde era considerada uma espécie de cachorro sagrado.

O Shih Tzu, tal qual vemos hoje, inclusive se tratando de uma raça muito presente no Brasil, se desenvolveu no país chinês, sendo um dos preferidos pela Dinastia Ming. A raça se tornou mais popular a partir de 1935.

Comportamento dos cachorros Shih Tzu

Amigáveis e brincalhões, os Shih Tzus são cães que se adaptam bem em apartamentos, casas e também no campo. Eles se acostumam bem com os barulhos e são cães relativamente sossegados, que não costumam perturbar muito os donos.

Outra característica é que não necessitam de muitos passeios e são um tanto quanto frágeis. Podem apresentar problemas no estômago e precisar de rações especiais mais caras que as comuns.

Dócil e amável, sempre escolhe uma pessoa para ser o seu dono e é a ela que ele irá obedecer. Além disso, o cachorro da raça Shih Tzu também é um tipo de cachorro que, normalmente, se comporta muito bem com as pessoas, inclusive as que não conhece.

São cães inteligentes e que aprendem facilmente as coisas que o dono deseja ensinar, como fazer suas necessidades em locais específicos. É uma das raças mais indicadas para apartamentos.

Tamanho dos Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão de porte pequeno, apresentando um tamanho de até 28 centímetros. Tanto o macho quanto a fêmea da raça costumam ter entre 4 kg e 7 kg.

Características gerais:

– Pode ser encontrado nas cores marrom, preto, branco ou em diversas versões bicolor;

– Pelos longos;

– Necessitam de tosa, com periodicidade;

– Se dão bem com outros cães;

– São muito fiéis ao dono e adoram ser a sua companhia;

– Cães calmos e que se adaptam bem em diversos tipos de residência;

– Os maiores cuidados devem ser em relação à higiene do Shih Tzu (eles precisam de uma casinha/cama limpa, bem como potes limpos e locais higienizados para depositar as suas necessidades).

Shih Tzu: É um cão que implica em muitos gastos?

É possível dizer que há cães mais econômicos que o Shih Tzu, que é uma raça que precisa de tosa, de tempos em tempos, além de banhos frequentes e cuidados especiais com os pelos.

Além disso, são cães pequenos e frágeis, que, não raramente, precisam de rações especiais e que possuem preço um pouco mais elevado quando comparadas às rações comuns.

Assim como todas as outras raças, também implica em gastos com veterinário, ração de boa qualidade e brinquedos para interagir.

 

Comments

comments