Tapete higiênico para cães pode ajudar a resolver os problemas de xixi

Tapete higiênico para cães

Quem tem cachorro sabe que um dos problemas mais chatos que pode haver é quando o cão não está acostumado a fazer o xixi no lugar certo.

Problemas com xixi podem ocorrer quando o cachorro ainda é filhote e tem que ser acostumado, ou quando o cão já está adulto mas está ansioso, insatisfeito, com medo, frustrado pela falta passeios ou atividades, ou ainda agravado pela disputa territorial entre dois animais da casa, e faz xixi pela casa toda.

Para acostumar o filhote, uma das melhores formas é o uso de tapetes higiênicos apropriados, colocado em um local especifico da casa e ir ensinando com paciência até que o bichinho aprenda que deve fazer xixi e/ou cocô no lugar certo, que é o tapete.  Muita gente ainda usa de colocar umas folhas de jornal velho, o que também funciona, mas a diferença é que o tapete higiênico absorve melhor os liquidos, evita os mal cheiros, e ainda tem uns adesivos que facilitam sua fixação no local.

E como faz para acostumar o cãozinho a usar o tapete higiênico?

Bom, tem que ter um pouco de paciência e estar atento porque ao chegar no novo ambiente, muito cachorros costumam marcar território e sair mijando em tudo que é canto, aí você deve pegá-lo e colocá-lo sobre o tapete higiênico e esperar que ele faça seu xixizinho. Depois do xixi feito você deve dar a ele um pedacinho de petisco como recompensa. O ideal é já deixar alguns petiscos guardados perto do local.

Aos poucos ele vai associar e aprender que toda vez que faz no tapete ganha um petisco e vai aos poucos começar a ir ele mesmo no local certo fazer suas necessidades sem você ter que interferir. E você deve continuar a recompensá-lo sempre com um pedacinho de petisco toda vez que ele fizer certo.

Depois de um tempo, não precisa mais de petisco que ele já costumou. E uma vez que ele aprendeu a usar o tapete, mesmo que você viaje como ele ou vá para casa de algum amigo ou parente, basta levar um tapete higiênico, mostrar para ele conde colocou que ele vai fazer no canto certo.

Para um cachorro já adulto que chega na casa, seja de visita ou adotado, vale a mesma coisa. Tem que observar se ele já foi acostumado a fazer suas necessidades no canto certo e senão, começar o treinamento do mesmo modo. Mesmo que não tenha sido acostumado desde cedo, por exemplo um cão de rua que você adotar, todo cachorro aprende rápido independente da idade e condições anteriores. É somente uma questão de você ter paciência e treiná-lo.

Outra coisa importante é não colocar o tapete higiênico muito perto da comida e da agua, pois os cães são muito limpos neste aspecto e não gostam de fazer suas necessidades junto da comida.

Quanto ao custo dos tapetes, claro que sai mais barato usar um jornal velho, mas o fato do tapete higiênico absorver melhor os liquidos, não deixar cheiros desagradáveis, não deixa vazar o xixi para o piso,  fixar melhor no chão (quando bate um vento não sai voando pela casa), além de um tapete poder ser usado por mais de um dia (para um cachorro pequeno) torna o seu uso mais prático e eficiente.

Para dar um exemplo, aqui em casa temos um Spitz Alemão (que é um cãozinho pequeno) e costumamos usar da marca Super Secão, por ter um tamanho bem grande, sendo que cada tapete dura uns dois ou três dias, pelo simples fato do cachorro costumar sair para passear todo dia e preferir fazer seu xixi e cocô na rua, só usando o tapete mesmo poucas vezes ao dia.

Sendo assim, um pacote de tapetes higiênicos com 30 unidades costuma durar dois meses ou até mais. Se você pesquisar os preços, verá que é um ótimo custo benefício.

Vantagens de se usar tapete higiênico para os cachorros

  1. Contém adesivos de fixação, evitando que o tapete higiênico saia do lugar;
  2. Evita vazamentos (não suja o piso);
  3. Compacto e fácil de armazenar;
  4. Não deixa cheiros desagradáveis;
  5. Tecnologia de máxima absorção dos líquidos;
  6. Ajuda a ensinar ao cachorro o local certo para fazer suas necessidades;
  7. Mais prático que jornal velho;

Onde comprar:

Tapetes higiênicos de várias marcas

Tapates higiênicos nas Americanas

Tapetes higiênicos Super Secão

 

Dica da hora: Treine seu cachorro enquanto se diverte com ele. Confira

Comments

comments