Tudo sobre a raça Dachshund (o famoso linguicinha )

Tudo sobre a raça Dachshund (o famoso linguicinha )

Os cães da raça Dachshund ou Teckel são conhecidos mesmo pelo apelido: linguicinha. Apresentam características muito fáceis de reconhecer: pernas curtas, corpo e focinho alongado. Além disso, são cachorros brincalhões, alegres, fiéis e muito protetores.

História do cachorro Dachshund

O Dachshund nasceu pela primeira vez na Alemanha, raça bastante antiga. Segundo alguns historiadores há relatos e imagens da raça com mais de 5 mil anos de idade. Uma das imagens foi encontrada inclusive dentro de uma tumba de faraó, no Egito.

Mas o que se sabe ao certo sobre esta graciosa raça, é que eles foram criados para caçar pequenos roedores como coelhos e texugos. Por serem pequenos e apresentarem um excelente faro, são capazes de capturar os animais dentro de sua própria toca.

Anos mais tarde, os cães da raça Dachshund foram levados para a Inglaterra, para fazerem companhia às pessoas da corte. Por isso, se popularizaram em toda a Europa.

Comportamento do Dachshund

Estes bichinhos são pura energia. Por isso se você está procurando uma raça tranquila, que se comporte bem dentro de pequenos espaços, o Dachshund não é uma opção para você.

Há quem diga que podem viver bem em apartamentos, devido ao seu tamanho. Mas é importante lembrar que precisam de atividades diárias e podem latir bastante.

Os cães desta raça costumam ser muito brincalhões e por isso precisam fazer muitos exercícios físicos.

São excelentes parceiros de crianças e mesmo quando estão em idade avançada continuam bastante ativos. Além disso, são um pouco desobedientes e bastante teimosos, o que pode deixar o treinamento um pouco mais extenso.

Ao mesmo tempo, são excelentes cães de companhia. Muito fiéis aos donos, podem ficar um pouco agressivos e costumam fazer bastante barulho em situações de perigo.

Por isso são bons cães para vigiar a casa e a família.

O Dachshund é um cão independente, mas costuma eleger um único dono a quem vai ser totalmente fiel e vai obedecer mais.

Características físicas do Dachshund

Existem diversos tipos de Dachshunds, alguns inclusive com pelos mais longos. São divididos em: pelo curto, pelo duro e pelos longos.

Os de pelos curtos costumam ser da cor marrom, em tons diversos, preto ou caramelo. Tem olhos castanhos, focinho comprido e pernas levemente tortinhas.

Os de pelo duro, conforme o nome sugere o nome, possuem pelagem densa e dura e costumam ser da cor preta e cinza.

Os Dachshund de pelo longo costumam ter pelos macios e compridos e são encontrados nas mesmas cores que os de pelo curto.

O Dachshund miniatura, independente do tipo de pelagem chega a no máximo 5kg e 20cm de comprimento, o Standard, pode pesar até 15kg e medir 29cm.

Expectativa de vida do Dachshund

A melhor notícia para os donos de um Dachshund é sua longa expectativa de vida. Vivem muito, em média 14 anos.

Cuidados especiais com o Dachshund

Estes bichinhos costumam apresentar problemas de pele, por isso os cuidados com o banho devem ser redobrados. O ideal é que tomem banhos mais espaçados, não toda a semana.

Outro problema de saúde bastante comum nesta raça é na coluna. O cuidado com o peso é primordial, portanto ele precisa ter uma alimentação sempre balanceada, com ração de qualidade e praticar bastante exercício físico.

 

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro em apenas 15 minutos por dia?? Confira

Comments

comments