Tudo sobre a raça Pastor Alemão

Tudo sobre a raça Pastor Alemão

Se você é apaixonado por cães de grande porte, que tal adotar um pastor alemão? O cão, que pode medir até 65 cm de altura e pesar até 43 kg é proveniente do cruzamento entre cães pastores com lobos do noroeste da Alemanha.

O primeiro exemplar da raça teria surgido em meados do século XX e servido o exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Belos cães teriam despertado tanta admiração que as tropas adversárias levaram alguns consigo ao final da guerra.

Assim, tornaram-se populares em outros países, como na Inglaterra e nos Estados Unidos, tendo participação até mesmo em grandes produções de cinema. O cruzamento com outras raças, na década de 70, porém, gerou animais mais propensos a doenças e má formações.

Características e comportamento do Pastor Alemão

Por ser um cão leal, ágil e amigo, é visto atualmente como excelente cão para o exército e guarda residencial, já que adestra-lo não é tarefa difícil, principalmente para os donos mais experientes. Embora sejam bons guardiões, são dedicados e calmos, principalmente após os 2 anos de vida.

É corajoso e relativamente reservado com estranhos. Caso queira acostumá-lo com as visitas que recebe em casa, é necessário habituá-lo desde cedo à presença de pessoas desconhecidas, assim como o convívio com crianças e idosos.

É muito adotado por policiais como cão farejador, e deve ser educado mais para a defesa do que para o ataque, caso contrário, pode tornar-se muito violento.

Pode ser encontrado nas cores preta, cinza, preto com castanho, ou castanho com capa preta. A cor branca, mais rara, foi reconhecida em 2002 como sendo uma raça diferenciada, o pastor branco suíço. Quanto ao intelecto, o pastor alemão está entre as três raças mais inteligentes do mundo.

Também gosta muito de ser estimulado com desafios intelectuais e físicos, como aulas de treinamento e exercícios, truques e comandos. Não é recomendado que fique preso em canis ou apartamentos, sendo melhor para aqueles que possuem quintais mais espaçosos para cria-los. Não é um cão para apartamentos.

Características da raça Pastor Alemão

A escovação do pelo é recomendada de uma a duas vezes por semana, e a raça (devido aos cruzamentos indevidos ao longo dos anos) é sujeita a epilepsia e problemas estomacais, podendo chegar até mesmo à paraplegia por volta dos 10 anos de vida. A expectativa de vida fica entre 10 a 12 anos.

Se você quer um cão forte e companheiro ou mesmo precisa de um cão-guia, um pastor alemão pode ser a melhor escolha. É um bom companheiro para a família e gosta de receber um carinho (não se engane com sua aparência de durão).

Está sempre atento e dificilmente se perde por lugares desconhecidos. Também se adapta facilmente a diferentes níveis de terrenos e climas.

Cabe ao dono decidir o que quer do cão e direcioná-lo ao treinamento específico, sendo recomendada a contratação de um profissional para isso.

Se o que você procura é proteção e companhia e possui espaço em casa, adote um pastor alemão e ganhe um amigão que irá acompanha-lo nas brincadeiras e defende-lo com unhas e dentes de qualquer perigo que se aproxime.

Mais Informações sobre outras raças

Aproveitamos e sugerimos que você também confira nosso Guia de Raças, disponível aqui no site.

 

Comments

comments