Tudo sobre cachorro da raça Rottweiler

Tudo sobre cachorro da raça Rottweiler

Com uma cara de bravo, o Rottweiler é uma das raças mais famosas do mundo, entretanto, de origem ainda não conhecida. Alguns estudiosos dizem que ele é uma variação de uma raça italiana chamada Mastiff, já alguns germânicos dizem que a raça é de origem alemã, tendo como berço a cidade de Rottweil.

Muito usados na idade média como cão de pastoreio, a raça quase desaparece por completo entre os séculos 18 e 19, mas conseguiu passar por essa barreira e já no século 20 se tornou uma das principais raças a serem usadas em trabalhos policias, de guarda, de tracking e até mesmo como companheiro de casa.

Popularidade da raça Rottweiler

Nas terras brasileiras, a raça desembarcou pela primeira vez na década de 1970 e demorou somente 20 anos para ser uma das mais procuradas do país. Em 1995, ganhou o primeiro lugar nas raças com maiores nascimentos de filhotes. A mesma popularidade foi atingida nos Estados Unidos e em todas as Américas.

Com pelos curtos e tons escuros de marrom-avermelhados, o Rottweiler é um cão que pode chegar a medir até 68 cm de comprimento ? se forem machos e até 65 cm ? no caso das fêmeas.

Muito grande, forte, ágil e destemido, essa raça possui características que concederam a ele a nona posição no ranking de cães mais inteligentes do mundo.

Quem deseja possuir um Rottweiler, precisa ter em mente que ele é um cão que precisa de atividade física constante, ou seja, não é um cão para apartamentos. Por serem muito musculosos, essa raça tem uma tendência à obesidade, o que pode comprometer a qualidade de vida.

Por isso é necessário que o cão seja levado a praticar exercícios físicos regularmente, para que assim mantenha todas as qualidades que advêm de sua raça. Em média, um cão dessa raça vive de 9 a 10 anos.

Mas ele é bravo mesmo?

O feitio do Rottweiler é totalmente variável. Em alguns casos, uns podem ser bastante irritados e bravos, em outros, são cães carinhosos e ligados ao ser humano. Essa variação vai depender de como o filhote será educado e socializado, por ser uma raça muito imponente e forte e já terem uma predisposição a serem cães de guarda.

É ideal que um adestramento seja feito para que quando adultos não se tornem cães violentos e consigam conviver de forma harmoniosa com outros animais e pessoas.

Extremamente leal e devotado à família que o acolhe, essa raça não aguenta ficar longe das pessoas que confia. Em relação a crianças, possui uma ligação muito forte de paciência, desde que seja criado na companhia delas.

Possui uma inteligência muito grade e aprende comandos e ações muito rapidamente. Eis uma das razões para que a raça seja muito utilizada nos ramos policias, de guarda, de pastoreio e até mesmo como cães-guia.

Equilibrado, o Rottweiler sempre é um cão forte, que necessita de atenção especial. Aqueles que desejam ter um cão dessa raça, seguindo todos os cuidados necessários, com certeza terão um grande companheiro.

 

Comments

comments