Conheça tudo sobre a raça Akita Inu

Tudo sobre a raça Akita Inu

O Akita Inu é um cão que reúne fãs em todo o mundo. E os motivos são bem compreensíveis: sua impotência e seu jeitão mais sério conquistam tanto quanto a aparência de urso e sua lealdade.

E se você também está interessado em um cãozinho da raça, confira neste artigo suas principais características.

? História do cão da raça Akita Inu

O raça Akita Inu é um cão de origem japonesa desenvolvida para atuar na caça, o que se dá graças à sua coragem.

Os primeiros registros desse cão foram na região de Akita, no norte do Japão. Nas montanhas, eles mostravam excelência tanto no trabalho de caça como também na hora de puxar trenós.

Em 1927 uma comunidade japonesa de nome ?Akita-inu? foi criada para preservar as características originais do cão, fazendo com que em 1931 ele fosse nomeado como um patrimônio histórico natural pelo Japão. Linda história, não é mesmo?

Mas a popularidade do cão se deu após a sua participação no filme ?Sempre ao seu lado?, baseado em uma história real de um cão da raça que continuou indo buscar o seu dono na estação de trem em que ele costumava desembarcar por longos seis anos após a sua morte.

? Principais características da raça

O Akita Inu é um cão que pode ser encontrado em quatro diferentes colorações: tigrado, vermelho, sésamo ou branco. Seus olhos, por sua vez, também contam com características únicas: são sempre pequenos, triangulares, em tons de marrom escuro e separados.

A pelagem do Akita Inu também é bem peculiar: com pelos de tamanho médio, retos, duros e geralmente bem grossos.

O cão da raça Akita Inu é considerado um cão de médio/grande porte, uma vez que ele pode ter, em média, 61 cm de altura (para as fêmeas) e até 68 cm no caso dos machos. Já o peso deste animal varia entre 27 a até 35 kg.

? Temperamento e comportamento do cão

As principais características da personalidade do Akita Inu são, sem sombra de dúvidas, lealdade, companheirismo, disciplina e paciência.

Sendo assim, é raça Akita Inu é extremamente indicada para quem procura um cão de guarda para proteger e acompanhar a família.

E não pense que você precisará treiná-lo para isso, já que companheirismo e proteção fazem parte do instinto deste animal desde a sua origem.

Os cães da raça não fazem amizades ? com humanos ou outros cães ? com facilidade, motivo pelo qual podem acabar estranhando suas visitas por um tempo.

Essa característica é uma consequência do seu instinto de proteção, uma vez que ele precisa ter certeza que as pessoas são de confiança antes de permitir que elas se sintam à vontade.

? Casa ou apartamento?

Por ser um cão que não precisa de muito espaço, o Akita Inu também pode ser criado dentro de apartamentos. Mas, neste caso, é necessário ter disciplina para não deixar que ele se torne obeso, mantendo-o em uma rotina de passeios e exercícios.

Mas se a sua cidade for muito quente, o mais adequado é criá-lo em casas, uma vez que a raça não suporta muito calor ? e pode até acabar doente se constantemente exposto a temperaturas muito altas.

 

Dica da hora: Gostaria de aprender a treinar seu cachorro e cuidar melhor do seu cão?? Confira o novo livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi

Comments

comments