Tudo sobre a raça Basset Hound

Tudo sobre a raça Basset Hound

O Basset Hound é um cão de temperamento gentil, dócil e tranquilo – e tudo isso aliado ao seu rosto extremamente fofo. Para combinar com essas características, cabe ainda destacar que ele é um cachorro que troca qualquer coisa pela convivência com bebês e crianças.

E se você também está pensando em integrar um cãozinho dessa raça à sua família, confira neste artigo as principais características sobre o Basset Hound.

Origem do Basset Hound

O Basset Hound, mesmo que frequentemente considerado um cão de origem inglesa, é na verdade, francês. Já no final do século XIX alguns exemplares da raça foram enviados da França à Inglaterra, que por sua vez, é o país que os tornou cães de estimação.
Antes disso, os Basset Hound tinham como principal função a caça de animais pequenos/médios, como lebres e coelhos.

Atualmente os Basset Hounds são cães encontrados em todo o mundo – especialmente no Brasil.

Principais características da raça

Os Basset Hounds são cães que pesam entre 18 a 27 quilos (tanto machos como fêmeas) e costumam ter altura média de 30 a 35 cm, sendo eles considerados cachorros de médio porte.

Uma de suas maiores peculiaridades diz respeito às orelhas, que são bem longas (apesar de finas) e aveludadas – motivos que fazem com que sejam tão adoradas principalmente pelas crianças. No que se refere à estatura, o cão conta com o corpo longo, porém, tem as pernas bem curtas e finas.

Muitas vezes o Basset Hound é considerado um cão de expressão triste, mas isso se dá unicamente por conta das suas características faciais – com a boca e olhos mais ‘caidinhos’.

Os Basset Hounds geralmente são tricolores, ou seja, com três tonalidades. São elas: marrom, preto e branco. Mas, alguns deles podem ser encontrados bicolores: pretos e brancos ou brancos com marrom.

Temperamento do Basset Hound

O Basset Hound é um cão considerado amável, de temperamento ameno e calmo. Uma de suas principais características é o apego ao dono, o que faz com que ele seja extremamente manso e carinhoso com o mesmo.

O Basset Hound é um cachorro que facilmente se adapta à presença de outros animais – ou cães de outra raça. Além de extrovertido, brincalhão e sempre divertido, o dog também se dá bem com as crianças por ser extremamente tolerante e paciente – o que permite que ele não se aborreça quando os pequenos decidem brincar com suas orelhas, por exemplo.

O Basset não é um cachorro dotado de muita agitação, apesar de precisar realizar passeios com uma determinada frequência para evitar a obesidade. Não são tímidos, nada agressivos, e adoram encontrar cantos bem peculiares dentro ou fora de casa para cochilos rotineiros. Além disso, são adestrados com facilidade graças à sua inteligência.

Casa ou apartamento?

Por ser um cachorro de médio porte, quem decide é você: o Basset Hound pode ser criado tanto em casas como em apartamentos. Lembre-se que, no caso de apartamento, é necessário levá-lo para passear pelo menos algumas vezes por semana, a fim de evitar que ele se torne obeso.

Dica da hora: Treine seu cachorro enquanto se diverte com ele. Confira

Comments

comments