Tudo sobre a raça Chow Chow

Tudo sobre a raça de cachorro Chow Chow

O Chow Chow é um cãozinho tão fofo que, quando bem peludo, pode ser facilmente assemelhado a urso. Outra característica peculiar à raça é sua língua em tons de azul, que traz um ar de cordialidade e nobreza ao mesmo.

Se de um lado ele é tão companheiro, de outro, também pode ser considerado teimoso. E se você também está pensando em ter um cãozinho desse para você, tire neste artigo todas as dúvidas em relação a ele.

História da raça do cachorro Chow Chow

Há quem diga que os primeiros cãezinhos chineses foram encontrados em 200 a.c., ou seja, há muito tempo. A história do Chow Chow está diretamente relacionada à época mais nobre do continente asiático. A criação do mesmo, para se ter ideia, sempre foi baseada nos próprios costumes dos imperadores da China.

Além de cães de combate, os Chow Chows também eram servidos como alimentos finos, sendo até hoje uma iguaria da culinária asiática. Foi só em meados do século XIX que ele se tornou reconhecido em todo o oriente, sendo exportado primeiramente à Inglaterra como um animal do tipo selvagem. Por um tempo, ficou ‘preso’ em zoológicos, e dada a sua fofura, passou ao patamar de animal de estimação. No final do século XX, o queridinho chegou – e conquistou – o Brasil.

Principais características do Chow Chow

O Chow Chow é um cão relativamente grande, com 45 a 55 cm de altura e pesando entre 20 a 30 quilos. Sua expectativa de vida varia entre 11 a 16 anos.

A coloração geralmente puxa para tons de creme mais avermelhados, porém, eles também podem ser brancos, cremes bem clarinhos, pretos e cinzas. Uma característica peculiar à raça é a sua pelagem, bem longa e fofinha.

Temperamento e comportamento do cão

O Chow Chow é um cão totalmente independente. Sendo assim, deixá-lo sozinho em casa um dia todo não parece ser um problema, mas pelo contrário: ele vai adorar.

cachorro chow chow

No que se refere ao adestramento, nós não lhe recomendamos a levar essa ideia em diante – no ranking de inteligência canina, ele ocupa a 76º posição entre 79 raças. Mas não se preocupe: alguns conhecimentos básicos poderão ser assimilados por ele, desde que ele seja bem adestrado já enquanto filhote.

Os Chow Chows são cães de nível mediado de energia, motivo pelo qual você não vai precisar levá-lo para passear todos os dias.

Algumas vezes por semana é o ideal para levar ao parque ou a um passeio pelo bairro. Se a língua começar a ficar em tons de azul mais claro, é necessário deixá-lo descansar.

Essa raça promete se dar bem com os donos amantes de temperaturas frias, afinal, ele não gosta muito do calor.

Casa ou apartamento?

O Chow Chow é uma raça que pode ‘morar’ tanto em apartamento como em casa, mesmo que a segunda opção seja a mais indicada devido ao seu tamanho – que fica na média de 60 cm quando adulto. Além disso, ele é um ótimo cão de guarda e vai adorar proteger a sua residência. Por outro lado, ele também pode facilmente se adequar a apartamentos, por não ser um cão extremamente energético.

 

Dica da hora: Problemas com pulgas e carrapatos? conheça o Frontline spray para cães e gatos

Comments

comments