Tudo sobre a raça Lhasa Apso

Cachorro da raça Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso se tornou famosa principalmente após a sua participação nos quadrinhos da Turma da Mônica, sendo ele o cachorro de um dos personagens principais, o Cebolinha. Além de extremamente amigável e bonito, esse cão também conta com outras características peculiares que com certeza irão lhe chamar a atenção. Vamos conferir quais são?

? História da raça Lhasa Apso

O próprio nome do Lhasa já indica de onde ele vem, uma vez que ?Lhasa? é a capital do Tibet, uma planície localizada na famosa cordilheira do Himalaia. A região asiática é habitada por uma série de comunidades diferentes, tais como os lhobas, os monpas e chineses do tipo ?hui? e ?han?.

Porém, há registros dos Lhasas Apsos no mundo Ocidental só a partir de 1930, quando chegaram à Inglaterra sendo chamados de ?Lhasa Terrier? (mesmo sem característica alguma de terrier). Em 1959 o cão foi reconhecido como um cão ?não-esportivo? e foi a partir dessa época que se tornou um animal de estimação (dada a sua ?ineficácia? com a caça ou combate).

? Principais características da raça

O Lhasa Apso é um cãozinho que pode ser encontrado nas mais variadas tonalidades, mesmo que o dourado seja o mais comum. Algumas delas são: branco, cinza, branco com preto, dourado com branco e até mesmo em tons mais avermelhados.

Os seus olhos são bem arregalados e em tons de castanho escuro, sendo esta uma das principais peculiaridades da raça. Esses cães também prometem ser bem peludinhos ? e quanto mais peludos forem, mais lindos ficam.

A expectativa de vida do animal é de no máximo 20 anos, mesmo que a média seja entre 11 e 15 anos. Pequenino, o tamanho do Lhasa Apso dificilmente ultrapassará 25 cm de altura e o seu peso varia entre 5 a 7 quilos.

? Temperamento e comportamento do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um ótimo cão de companhia ? motivo pelo qual eles querem sempre estar o mais próximo possível de seus donos. Ele late bastante, porém, nunca é à toa. Por isso, esteja sempre atento aos sinais dele.

Mas se você passa o dia todo fora para trabalhar, também não tem problema: o Lhasa Apso adora se virar sozinho, sendo totalmente independente. Personalidade forte, inteligência e independência certamente são as características mais marcantes do temperamento desse animal.

O nível de energia desses cachorros também é bem moderado. Por vezes, ele estará inspirado para caças e brincadeiras ? e também adora sair para um passeio/caminhada no parque. Mas, às vezes tudo o que ele vai querer é passar o dia todo em um canto cochilando. E não pense que ele está triste por isso, mas pelo contrário: esse é um sinal de que ele está se sentindo feliz e aconchegante.

? Casa ou apartamento?

Por ser um cãozinho para ficar dentro de casa, o cão da raça Lhasa Apso é indicado principalmente para apartamentos. Mas, isso não significa que você não precisará, com certa frequência, levá-lo para passear.

O Lhasa é extremamente brincalhão e extrovertido: aproveite esses momentos para levá-lo ao parque ou à pracinha, por exemplo.

 

Dica da hora: Treine seu cachorro enquanto se diverte com ele. Confira

Comments

comments