Tudo sobre a raça Shar Pei (aquele todo enrugado)

Tudo sobre a raça Shar Pei

O Shar Pei está longe de ser uma das raças mais fáceis de lidar, porém, tem como resistir ao aspecto todo enrugado dele?

Diante de dois extremos, se você também tem interesse em trazer um cão da raça Shar Pei para a sua família, confira neste artigo quais são as principais características e peculiaridades da raça.

História do cachorro da raça Shar Pei

O Shar Pei é um cão originário das pequenas aldeias e comunidades que rodeavam o mar chinês oriental.

O seu nome surgiu como uma forma de denominar as características de sua pele, motivo pelo qual a tradução de Shar Pei em chinês é ‘pele de lixa’ ou ‘pele de areia’.

O cão é resultado da combinação de algumas espécies caninas nórdicas (e desconhecidas) com os Mastins. Em 1947, eles quase foram instintos, mas felizmente, canis clandestinos foram mantidos por amantes do animal na época, o que evitou o seu desaparecimento por completo.

Atualmente, encontramos o Shar Pei não só no continente asiático, como também na Europa, Estados Unidos, e claro, no Brasil.

Principais características do Shar Pei

O Shar Pei é um cão de médio porte, pesando entre 12 a 20 quilos e com altura média de 45 a 50 cm.

No que se refere à sua coloração, cabe destacar que ela é bem variada – mas geralmente, combina com tons mais avermelhados. Os mais comuns são: vermelho-castanho, fulvo avermelhado, vermelho do tipo mogno, fulvo-claro, creme, azul e areia.

Uma das peculiaridades do cão da raça Shar Pei fica por conta do rosto, formado por um focinho maciço e grande (quando em comparação ao formato da cabeça) e por uma boca bem carnuda.

A cabeça do animal também é grande quando a comparamos com o restante do corpo. Ela pende um pouco para um formato quadrado e é bem “compacta”.

Comportamento e temperamento da raça

Entre as principais características do Shar Pei podemos destacar a independência, lealdade, calma e capacidade de estar sempre atento.

O cachorro é um verdadeiro ‘multifunções’, uma vez que desde a sua descoberta foi utilizado para trabalhos na fazenda, para cuidar de propriedades, para rastrear, para caçar grandes animais e assim por diante.

Comportamento e temperamento da raça shar pei

Na última década, ele também se tornou um ótimo animal de estimação – o que se dá pelo companheirismo e pela alta ‘devoção’ ao dono, sendo ele um dos cachorros mais fiéis que você já deve ter visto. Além disso, é também um excelente cão de guarda.

A raça é bem tranquila, calma e silenciosa – você só vai vê-lo agitado caso algo de errado esteja acontecendo. Eles latem bem pouco, porém, isso não significa que não estejam sempre bem atentos.

O Shar Pei é um cão que exige disciplina, uma vez que pode ser muito teimoso. Independente e de forte personalidade, ele não é muito indicado para os donos de primeira viagem, ou seja, aqueles que ainda não tem experiência com o ato de disciplinar e educar cachorros.

Indicado para casa ou apartamento?

O Shar Pei é um cão indicado principalmente para casas, uma vez que ele adora ‘monitorar’ o que ocorre do lado de fora. Para evitar a obesidade, é necessário levá-lo a passeios e caminhadas com uma frequência de 2 a 3 vezes na semana.

 

Comments

comments