West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

O famoso cãozinho branco, West Highland White Terrier, chamado pelos seus donos carinhosamente como ?Westie?, é sem sombra de dúvidas um dos mais fofos que você já conheceu. Facilmente adaptável a pequenos espaços e ótima companhia para a família, certamente vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele, certo?

História do West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier é uma raça escocesa, sendo ela originária da região montanhosa do oeste do país. Seus ancestrais, também Terries, são o Dandie Dinmont e o Cairn.

O cão que foi criado para a caçada de animais predadores, tais como as lontras, é considerado desde o seu surgimento como o mais ?atraente? dos Terries escoceses. O motivo de sua criação seletiva também é bem específico: a sua pelagem branca pura. Isso permite que, localizá-lo em meio a uma caçada seja algo muito mais simples, uma vez que assim ele é facilmente distinguido de folhagens escuras, por exemplo.

Principais características do West Highland White Terrier

Olhos e focinho pretos e pelagem totalmente branca são as principais características do West Highland White Terrier, que jamais diferem disso. Caso a pigmentação não seja essa, lamentamos: mas ele não é um Westie. Quando vemos aquele cachorro fofinho mal podemos imaginar que a sua pelagem é bem dura: porém, o seu subpelo é extremamente macio, muito similar à lã.

O tamanho do West Highland White Terrier é de cerca de 30 cm de altura e o peso varia entre 7 e 10 kg. Sua expectativa de vida, por outro lado, é de em média 12 anos.

Comportamento do West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier é um cachorro de pequeno porte indicado para aqueles que procuram um verdadeiro companheiro ? além de ser ele também um ótimo guarda de alarme e até mesmo um cão de caça para algumas espécies. Pois é: mesmo sendo pequenino, uma de suas principais características é a proteção, uma vez que ele quer seu dono bem acima de qualquer coisa, o que o torna uma espécie super corajosa.

Sua personalidade é extremamente confiante e afetuosa, apesar de ser também um cão teimoso diante de algumas situações: se o dono não tiver pulso firme, o pequeno Westie pode acabar se tornando um verdadeiro ditador dentro de casa.

Mas de modo geral, o cãozinho é um grande amigo das crianças, bem alegre e facilmente agradável com as mais variadas brincadeiras.

Outra característica do seu comportamento que merece destaque é a facilidade de adaptação ? tanto com novas pessoas como também com pequenos espaços. Sendo assim, ele é um ótimo cãozinho para quem procura um companheiro para viver em apartamento. Outra vantagem neste sentido é em relação ao fato de que ele late muito pouco, sendo esta uma característica herdada já dos seus primeiros antepassados, que também eram caçadores.

Atente para a pelagem branca

Como já dissemos anteriormente, o West Highland White Terrier é um cãozinho essencialmente de pelagem branca. Por isso, se você estiver pensando em comprar um para a sua residência, lembre-se de atentar para esse detalhe para ter a certeza de que ele não cruzou com outra espécie.

 

 

Dica da hora: Problemas com latidos em excesso? experimente a Coleira Anti-Latido

Comments

comments